Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Salvem o pulmão da Terra!



Aos deputados e senadores:
Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que, se aprovado, será um golpe mortal para todas as florestas brasileiras e, em especial, a amazônica. O PL 6424/2005, conhecido com Floresta Zero, reduz a reserva legal da região para 50% e ainda permite compensar, em outros locais, qualquer desmatamento que vá além desse limite.
O Brasil demorou 450 anos para botar no chão praticamente uma floresta inteira, a Mata Atlântica, que se espalhava em 1 milhão de quilômetros quadrados entre o Paraná e o Rio Grande do Norte. Infelizmente, parece que não aprendemos nada dessa lição. A velocidade de destruição da Amazônia é quase dez vezes maior. Em pouco menos de 40 anos, já perdemos para sempre mais de 700 mil quilômetros quadrados de Amazônia – o equivalente a quase três estados de São Paulo. Se o Floresta Zero passar no Congresso, a devastação assumirá um ritmo ainda mais avassalador.
O Floresta Zero incentiva a derrubada da floresta e inocenta milhares de crimes ambientais. A Amazônia ocupa 5% do solo do planeta e abriga a maior biodiversidade do mundo. Somos hoje o quarto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. Cerca de 70% de nossas emissões são decorrentes do desmatamento e das queimadas.
Destruir a Amazônia provoca um grande impacto econômico e social no país. A chuva que é produzida na Amazônia é importante não apenas para a região. Ela ajuda na geração de energia, na produção de alimentos e no abastecimento de água no centro, sul e sudeste brasileiro. Para os mais de 22 milhões de brasileiros que habitam a Amazônia, o desmatamento nunca trouxe desenvolvimento social. Cerca de 85% dos casos de trabalho escravo do país ocorrem nas áreas desmatadas da Amazônia.
Ao invés de aumentar a proteção do meio ambiente e estabelecer metas para a redução do desmatamento, o Congresso Nacional estará dando as costas para a Amazônia e abrindo as portas para mais destruição. A sociedade brasileira exige um ponto final no desmatamento de nossas florestas, em especial a Amazônia. Seja a favor da floresta. Diga não ao PL 6424/2005.

http://www.greenpeace.org/brasil/

Para participar existe um link na lateral direita...Participem!

A Amazonia ainda é assim....

...o rio Amazonas com uma enorme rede de afluentes e igarapés...

...uma enorme área de mata virgem...

...o acesso em alguns pontos só é possível via áerea...

...uma fauna riquíssima...

...uma flora exótica ainda não totalmente catalogada,

sendo que uma grande parte com potencial para a cura...

...vamos continuar deixando queimar essa riqueza, interferindo no clima mundial?

...vamos continuar vendo a floresta se transformar em pasto?

Basta listar algumas das características da Floresta Amazônica para concluir que sua extinção seria uma tragédia para a humanidade. Maior floresta tropical do mundo, ela abriga 15% de todas as espécies de plantas e animais conhecidas no planeta. Só de peixes são 3 000 tipos. Na Amazônia encontram-se duas vezes mais espécies de aves do que nos Estados Unidos e no Canadá. Apesar dos números superlativos, calcula-se que apenas um décimo da biodiversidade da região tenha sido estudado.

O motivo é que a maioria das coletas que buscam novas espécies se concentra nas regiões próximas aos centros urbanos e às margens dos rios. Não se sabe ao certo em que medida o desaparecimento desse extraordinário bioma afetaria o aquecimento global. Mas estudos recentes mostram que o sumiço da floresta alteraria a precipitação das chuvas em várias regiões do globo, entre elas a Bacia do Prata, a Califórnia, o sul dos Estados Unidos, o México e o Oriente Médio, causando perturbações imprevisíveis à agricultura dessas regiões.

No Brasil não seria diferente. Por meio da evaporação, a Amazônia produz um volume de vapor d’água que responde pela formação de 60% da chuva que cai sobre as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A diminuição da chuva teria um impacto direto sobre a produtividade agrícola em estados como Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Os rios que abastecem o reservatório da Hidrelétrica de Itaipu teriam sua vazão sensivelmente diminuída, causando um colapso energético no país.

Na semana passada, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou os números do desmatamento na Amazônia em fevereiro, medido por seus satélites. Como já ocorrera no fim do ano passado e no mês de janeiro, o índice mostra a devastação em alta. No mês passado foram cortados 725 quilômetros quadrados de mata, contra os 266 quilômetros quadrados do último índice disponível para um mês de fevereiro, o de 2005. A escalada no desmatamento é notícia que mexe com o brio dos brasileiros. Equivale à derrota do país numa competição esportiva no exterior. Afinal, a Amazônia é um patrimônio nacional a ser preservado.
http://planetasustentavel.abril.com.br/especiais/veja/veja1.shtml

Links:

http://www.greenpeace.org/brasil/

www.natureba.com.br/desmatamento.htm

http://fotosdenatureza.blogspot.com/2008/03/amazonas.html

pesquisa de imagens: google imagens


8 comentários:

mimi disse...

Olá Astrid de facto seria um crime se a floresta da Amazónia deixasse de existir.Esperemos que o decreto lei não vá avante.Beijinhos, tudo de bom para você e um bom fim de semana.

bandarravet disse...

Boa noite Madrinha,

Realmente não acredito que cheguemos a uma atrocidade à natureza deste género....
A Amazónia é mesmo o pulmão deste planeta...

Esplêndida chamada de atenção tua, como bem o sabes fazer e desta forma sentir, também.

Deixo-te um jinho bem grande. Amanhã de madrugada sigo para Lisboa. Estou a fazer uma pequena pós graduação, faseada em 2 anos. Anda não sei se regresso no sábado à noite ou domingo...mas qualquer das formas vou estar ausente até segunda feira.

Um óptimo fim de semana.
:) tás, tás.... cá dentro!

Maria Paula

Astrid Annabelle disse...

Olá Mimi!!!
É um verdadeiro absurdo termos que lutar para preservar a natureza...isso deveria ser ensinado desde o berço!
Agradeço seu comentário e espero que tenhas um bom descanso e um ótimo final de semana também!
Um beijo
Ma Jivan Prabhuta

Astrid Annabelle disse...

Boa noite Maria Paula!
Sinto que é preciso gritar...não dá mais para ficar sentada assistindo o mundo ser desfeito por pessoas inconscientes...
Que tenhas um ótimo tempo em Lisboa! Um bom estudo também!
Um dia ainda quero conhecer estas terras lusitanas...

Um beijão.
:) tás, tás.... cá dentro!
Astrid

neo disse...

Astrid Annabelle.
O meu coração ainda bate descompassado, da e na leitura deste post portentoso de humanidade e das imagens de extraordinária beleza.
Na escola, ainda menino, extasiava-me ante a grandeza dessa floresta abissal que era a maior reserva total, no que hoje chamamos de biodiversidade, de todo o nosso Planeta. Na juventude era ainda o seringal, tão bem descrito por esse grande vulto das letras Portuguesas, Ferreira de Castro.
Hoje é a catástrofe ambiental que parece imparável, ante as palavras mansas e hipócritas de quem ordena, de quem discute o indiscutivel.
Aqui lhe envio um grito, o meu grito de paz à floreta, como se bastasse,mas junte-me ao seu e de seus admiradores, talvez soe em toda a parte e reuna um clamor imenso.Tenho esperança.
Beijo e abraço

Astrid Annabelle disse...

Neo, isso! Um grito de paz à floresta!!!
Precisamos gritar mesmo. Agir. Ação!
Afinal o tempo exige que paremos a insanidade mundial! Que proclamemos um BASTA a tudo isso.
É a nossa casa que está sendo destruída.
Adorei seu comentário.
Um beijo.
Astrid

Lila Rossi disse...

Oi Astrid!!
Faço eco com todas essas vozes! BASTA MESMO!!
Tenho um Mimo pra vc lá no colóquio das artes.
Bjs,
Lila

Astrid Annabelle disse...

Olá Lila!
Yes! BASTA MESMO!
Estou indo conferir agora mesmo...
Agradeço sua visita... de coração!
Beijos.
Ma Jivan Prabhuta

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens