Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Samhain...Halloween...


Samhain - A Morte do Deus31 de outubro no hemisfério Norte & 1º de maio no hemisfério Sul

Samhain (pronuncia-se Sou-ein), festejado em 31 de outubro no hemisfério Norte e em 1º de maio no hemisfério Sul, é o Ano-Novo dos Bruxos.
Esse dia sagrado é conhecido por inúmeros nomes.
Para muitos, talvez, o mais conhecido seja Halloween.
Para nós, Bruxos, é a festa na qual honramos nossos ancestrais e aqueles que já tenham partido para o País de Verão.
Essa é a noite em que o véu que separa o mundo material do mundo espiritual encontra-se mais fino e o contato com nossos ancestrais torna-se mais fácil.
É também o momento tradicional para celebrar a última das colheitas e se preparar para o Verão.
O poder de magia pode ser sentido no ar, nessa noite.
O Outro Mundo se coaduna com o nosso conforme a luz do Sol baixa e o crepúsculo chega.
Os espíritos daqueles que já partiram para o outro plano são mais acessíveis durante a noite de Samhain.
Samhain ocorre no pico do Outono.
É o tempo do ano em que o frio cresce e a morte vaga pela Terra.
O Sol está enfraquecendo cada vez mais rapidamente, a sombra cresce e as folhas das árvores estão caindo, numa preparação ao Inverno que chegará.
Essa é a última colheita, o tempo em que os antigos povos da Europa sacrificavam seus gados e preservavam sua carne para o Inverno, pois esses animais não podiam sobreviver em grande escala nesse período do ano devido ao frio vindouro.
Só uma pequena parte, os mais viris e fortes, era mantida para o ano seguinte.
Samhain é a noite em que o Velho Rei morre e a Deusa Anciã lamenta sua ausência nas próximas seis semanas.
O Sol está em seu ponto mais baixo no horizonte, de acordo com as medições feitas através das antigas pedras da Britânia e da Irlanda, razão pela qual os Celtas escolheram esse Sabbat, em vez de Yule, para representar o Ano-Novo.
Para os Antigos Celtas, esse dia sagrado dividida o ano em duas estações, Inverno e Verão.
Samhain era o dia no qual começavam o Ano-Novo celta e o Inverno, por isso era um tempo ideal para términos e começos.
É o dia ideal para honrar os mortos, pois nele os véus que separam os mundos estão mais finos.
Aqueles que morreram no ano passado e aqueles que estão reencarnando passam através dos véus e portais nesse dia.
Os Portões das Sidhe estão abertos e nem humanos nem fadas precisam de senhas para entrar e sair.
Em Samhain, o Deus finalmente morre, mas sua alma vive na criança não-nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o Deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras.
Samhain é um festival do fogo e é a entrada para a parte sombria e fria da Roda do Ano.
É em Samhain que as fogueiras são acesas para que os espíritos do outro mundo possam encontrar os caminhos para partirem ao Outro Mundo (País de Verão).
Samhain é o tempo de lembrarmos com amor aqueles que partiram para o outro lado, por isso é chamado de a Festa Ancestral.
Toda a família, ou grupo, se reúne para reverenciar os que já partiram.
É muito comum nesse Sabbat se realizar uma ceia em silêncio, conectando-se com aqueles que já cruzaram os portais dos mundos.
É tradicional também deixar um lugar à mesa para os ancestrais e lhes servir pratos como se eles estivessem presentes à ceia.
Para aqueles que não têm família para festejar e celebrar seus ancestrais, alimentos geralmente são deixados do lado de fora de casa, na porta de entrada, em homenagem aos familiares e amigos desencarnados.
É também tradicional deixar uma vela acesa na janela da casa para ajudar a guiar os espíritos ao longo de sua caminhada ao nosso mundo para que possam encontrar o caminho de volta.
De acordo com os antigos celtas, havia apenas duas divisões do ano que iam de Beltane a Samhain (Verão) e de Samhain a Beltane (Inverno).
Samhain é um dos quatro grandes Sabbats e muitas vezes é considerado o Grande Sabbat.
Por ser o maior de todos e o mais importante também, todos os Pagãos consideram Samhain como a noite mais mágica do ano.
Muitas práticas adivinhatórias foram associadas a Samhain, as mais comuns eram aquelas que prenunciavam casamentos e fortunas para o próximo ano que estava se iniciando.
Uma das tradições mais comuns praticadas pelos povos antigos era a de colocar várias maçãs em um grande barril de água. Várias mulheres se reuniam em volta do barril, e a primeira que conseguisse pegar uma das maçãs seria a primeira a casar no próximo ano.
Na Escócia, colocavam-se pedras entre as cinzas da lareira, deixando-as "descansar" durante a noite. Se alguma pedra fosse descoberta durante a noite, representaria a morte iminente durante o próximo ano de um dos moradores da residência.
Sem sombra de dúvida a prática mais famosa do Samhain é o Jack O'Lantern (máscaras de abóboras), que sobrevive até hoje nas modernas celebrações do Halloween. Vários historiadores atribuem suas origens aos escoceses, enquanto outros lhe conferem origem irlandesa. As máscaras eram utilizadas por pessoas que precisavam sair durante a noite de Samhain. As sombras provocadas pela face esculpida n abóbora tinham a virtude de afastar os maus espíritos e todos os seres do outro mundo que vinham para perturbar. Máscaras de abóboras também eram colocadas nos batentes das janelas e em frente à porta de entrada para proteger toda a casa.

O costume norte-americano de vestir-se com trajes típicos e sair pelas casas dizendo Trick or treating, nas noites de Halloween, é de origem céltica.
Nos tempos antigos, o costume não era relegado às crianças, mas sim aos adultos.
Em tempos ancestrais, os vagantes iam cantando cânticos da época de casa em casa e eram presenteados com agrados pelo seus habitantes.
O Treat (presente) também era requerido pelos espíritos ancestrais nessa noite através de oferendas.
O Deus neste período é identificado com os animais que eram sacrificados para continuidade da vida.
Samhain é um tempo para a reflexão, no qual olhamos para o ano mágico que passou e estabelecemos as metas para nossa vida no ano que entra.
Atividades:

Tomar resoluções para serem colocadas em prática no próximo ano que se inicia. Queima de pedidos.
Confeccionar um Jack O'Lantern.
Fazer oferendas de maçãs e pães no jardim dos ancestrais.
Adivinhação através do Tarô, das Runas, da bola de cristal, da vidência em espelho negro e caldeirões com água.
Fazer máscaras que expressem a sua sombra.
Confeccionar vassouras.
Confeccionar um Bastão Mágico.
Confeccionar uma Witch's Cord (Corda de Bruxa) para proteção durante o decorrer do ano.
Acender uma vela laranja à meia-noite para atrair sorte no ano que se inicia.
Erigir um Altar com a foto de seus ancestrais amados e colocar oferendas sobre ele, demonstrando seu agradecimento e reconhecimento pelos feitos deles na Terra.
Comidas e Bebidas Sagradas: maçã, romã, nozes, cidra, vinho quente, abóbora, chá de ervas, batata.
Queima de pedidos é um dos rituais tradicionais de Samhain.
Nele banimos tudo o que tivemos de negativo e pedimos o que queremos atrair de positivo para o ano mágico que se inicia.
Para isso você vai precisar de:
Dois pedaços de papel em branco;
Um lápis;
Álcool de cereais; Folhas de louro;
Seu Caldeirão.
Num dos papéis escreva tudo aquilo que você quer afastar de sua vida: obstáculos, doenças, pessoas indesejadas, dificuldades, etc.
No outro escreva tudo aquilo que você quer atrair para a sua vida: saúde, prosperidade, amor, sucesso, etc.
Seja bem específico em seus pedidos e não se esqueça de no final assinar e colocar a seguinte frase: Que tudo isso seja correto e para o bem de todos.
Coloque um pouco de álcool no seu Caldeirão, acenda-o e jogue o primeiro papel, aquele que contém as coisas que você quer afastar, no fogo.
Enquanto o papel queima, mentalize o mal sendo afastado.
Peça à Deusa e ao Deus que todas as forças negativas sejam anuladas e que o mal seja banido.
Espere o fogo acabar, então coloque um pouco mais de álcool no Caldeirão, tomando o devido cuidado, pois o álcool quando colocado em um recipiente quente evapora e pode entrar em combustão espontaneamente. Jogue então o segundo papel, aquele que contém as coisas que você quer atrair para a sua vida, no fogo. Coloque as folhas de louro nas chamas, sempre mentalizando as boas coisas que você quer atrair para a sua vida.
Quando o fogo acabar, concentre-se na fumaça, provocada pelas folhas, subindo os céus, e peça que seus pedidos se elevem ao mundo dos Deuses.
Confeccionando um Jack O'Lantern

A confecção do Jack O'Lantern é uma atividade tradicional desse Sabbat.
Eles enfeitam toda a nossa casa no decorrer do dia, além de servirem de ornamentação indispensável para a cerimônia de Sabbat.
Coloque um Jack do lado de fora de sua casa na noite de Samhain para afastar o s maus espíritos e visitas indesejadas de outros planos.
Para confeccionar um Jack você vai precisar de:
· Uma abóbora ou moranga;
· Uma faca;
· Uma vela branca;
· Um óleo essencial de patchuli.
Faça uma tampa na parte superior da abóbora, retire suas sementes e com a faca entalhe uma face na abóbora da forma que você achar melhor.
Unja a vela branca com a essência de patchuli e coloque-a dentro da abóbora.
Acenda a vela dizendo:
Com esta vela, por esta luz e pela brisa que vem do além
Eu dou as boas-vindas aos espíritos nesta noite de Samhain. Trançando uma Corda de BruxaTrançar uma Corda de Bruxa (Witch's Cord) é um ato tradicional na noite do Samhain. Elas simbolizam o cordão que liga todos nós ao Outro Mundo, além de serem uma representação simbólica do cordão umbilical que traz todos à vida terrestre.
A Corda de Bruxa é confeccionada utilizando cores apropriadas que simbolizem aquilo que você quer atrair para sua vida no ano mágico que se inicia. Por isso escolher a cor correta para confeccionar sua Corda de Bruxa é essencial:
Branco: Para harmonia.
Vermelho: Para afastar os inimigos, vencer os obstáculos, atrair garra e coragem.
Laranja: Para sucesso e prosperidade.
Rosa: Para atrair amor.
Preto: Para proteção e afastar o azar.
Verde: Para abundância.
Amarelo: Para atrair saúde e ter sorte no comércio.
Caso sua necessidade seja maior do que apenas uma cor pode lhe oferecer, você poderá escolher até três cores diferentes que representem os seus desejos para o próximo ano.
Pegue três barbantes na cor ou cores escolhidas e corte-os na medida de sua altura.
Então comece a trançar os barbantes, sempre mentalizando aquilo que você quer atrair para a sua vida, pedindo que a Deusa e que o Deus lhe auxiliem e abençoem a corda que você está trançando.
Quando tiver terminado, costure ou cole alguns símbolos no decorrer da corda que representem o seu objetivo.
Por exemplo: corações para amor; moedas para prosperidade, etc.
Coloque a sua Corda sobre o seu Altar durante a celebração do Sabbat e consagre-a durante a cerimônia.
Pendure a sua Corda de Bruxa em um lugar de sua casa e, sempre que visualizá-la, lembre-se dos objetivos que o motivaram a confeccioná-la.
Assim sua vontade será ativada.
Texto: http://www.casadobruxo.com.br/textos/samhain.htm
Imagens: pesquisa Google





Nota:
"Não acredito em bruxas...mas que existem...Ah! isso existem!!!
Ma Jivan Prabhuta

24 comentários:

Anastácio Soberbo disse...

Parabéns pelo Blogue.
É muito bonito, gosto do que leio e vejo.
Um abraço desde Portugal

Lucy disse...

Olá querida Astrid!

Sabes, amiga, a única abóbora que eu quero ver à minha frente é a que vou deitar na sopa daqui a bocadinho. Quando era miúda não gostava, mas agora aprovo o seu sabor e valor nutritivo. A minha mãe já fazia uns bolinhos de chila que eram uma delícia... e também, gostava de nos assustar colocando uma enorme cabaça na cabeça com uma velinha acesa. Sempre detestei isto!!! E que engraçado... esta noite sonhei com muitas abóboras e enormes, caídas pelo chão e pelos muros... pensei, no sonho, nunca mais vou passar fome - o terreno era meu, tinham acabado de mo oferecer. Bom sonho, não!? Será que meteu 'bruxinha' pelo meio???

Vou passando, amiga, muitas vezes em silêncio. Hoje, desatou-se-me a língua.

Um abraço mui apertadito e bom fim de semana - eu cá terei encontro marcado com uma certa montanha...!

Lucy

Astrid Annabelle disse...

Anastácio.
É sempre um grande prazer receber novos leitores em minha casa!
Seja muito bem vindo. Aproveite. O Navegante prima pela diversidade e seriedade. Boa leitura e volte sempre.
Abraço aceito e retribuído!
Ma Jivan Prabhuta

maria de fátima disse...

Bom dia Madrinha Astrid nem imaginas como eu adorei ler este post.Está muito lindo e muito interessante.As coisas que eu aprendi.Obrigada por tudo o que nos dás no teu blogue.Beijinhos e bom fim de semana.

Astrid Annabelle disse...

Lucy, minha amiga querida!
Já havia lhe respondido ontem e a resposta sumiu! O blogger anda incrível...coisas do dia das bruxas!!!
Havia dito que os nossos sonhos nos trazem recados e que os mesmos devem ser interpretados a partir do primeiro insight que tiver ao acordar. Em todos os casos na freqüência das abóboras você está!!!lol
Gosto de receber seus comentários...e por último quero saber...que montanha secreta é esta???
Um beijo grande.
Astrid

António Rosa disse...

Astrid

Meu Deus, o que aprendi hoje com este artigo, lindamente ilustrado. Muito obrigado.

Ando que nem uma barata tonta a registar pessoas no curso-teste. LOL

Bom fim-de-semana.

Astrid Annabelle disse...

Maria de Fátima,
fico feliz.
Um beijo e muita alegria sempre!
Astrid

Astrid Annabelle disse...

António,
muita calma nessa hora!!!lol
Fiquei contente que apreciou.
Um beijo
Astrid

neo disse...

Astrid Annabelle.
Gostei de ler esta explanação de história e significado de um dia festejado ou plagiado como das bruxas, escrito e maquilhado de belas e exuberantes fotografias alusivas.
Como história, ou de algo que existe na formação metafisica do homem, acolho com muito interesse, porque me ajuda a entender,e na procura de respostas. Como evento anual, moderno, é mais um em que a tradição se substitui pelo consumo.
Em Portugal não me lembro de haver festejos ou brincadeiras alusivas a essa tradição, antes de ter permitido a entrada livre da influência Norte Americana.
Tudo de bom para si e seus amores.
Beijos
neo

Astrid Annabelle disse...

Olá!
Neo,
os assuntos nessa vida são julgados de maneira precipitada...é preciso conhecer a origem, sempre!
Diz a Sam que tem uma festa com o nome "Pão de Deus"...vá ao seu blog conferir!
Agradeço seus votos e retribuo.
Beijo.
Astrid

pensandoemfamilia disse...

Oi Astrid querida
Vc sempre nos presenteando com muitos aprendizados.
Grata por tantas ensinamentos culturais.
Obs- Amanhaã a Tati estará na Série a Criança que fui.
bjs

Astrid Annabelle disse...

Norma querida!
Que bom que gostou.
Se eu conseguir,mesmo estando sem o meu PC principal, estarei presente,OK...
beijo grande e agradecido.
Astrid Annabelle

William Garibaldi disse...

Astrid Que magnífico, tem muita coisa aqui que nao sabia e aprendi como acorda de bruxa! Vou fazer uma hoje! :P

Grato por linkar o Dalla Blog e me avisar, eu precisa ler!

PArtilhadíssimo seu post e o do Marcelo! Bejus de Luz Amada Amiga!

MARCELO DALLA disse...

Querida!!!!! Que post rico de informações, aprendi muito!!! Adorei as ilustraçoes também.
Meu lado bruxo agradece.
Grato pelo link do blog, é sempre uma honra!!!
bjossssssss

Astrid Annabelle disse...

Olá William...realmente é bacana este post. É de 2008...contém dicas maravilhosas!!!Rsss
A respeito do Dalla blog...maravilhoso.
Sabe que publiquei uma observação dirigida ao Marcelo no seu perfil do FB...acho que estou realmente desfocada....rsss
Mas, valeu do mesmo jeito...
Beijão querido bruxinho!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Eu é que agradeço por você estar em minha vida Marcelo!
Sou sua fã...
Beijão
Astrid Annabelle

António Rosa disse...

Astrid,

Que bom reler este seu post. Partilhei-o no FB.

Beijos.

Astrid Annabelle disse...

Olá António!
Esse foi feito com muito carinho, por isso mereceu ser lembrado!
Um beijo grande e muito agradecido por sua visita, pelo compartilhar no FB.
Astrid Annabelle

Carmen Ferreira disse...

Adorei este pedaço de leitura, tão mágica como a data que celebra :)
obrigada e vou partilhar para espalhar a magia

Astrid Annabelle disse...

Que bom que gostou Carmen querida!
Fiquei feliz mesmo...
Beijos no coração e agradecidos por sua presença.
Astrid Annabelle

Maria Gloria disse...

Que diariamente sejamos abençoados pela Deusa e pelo Deus ... que a harmonia seja plena no cosmos s2 e que muitos arco-íris estejam presentes nos céus!

Beijos

Astrid Annabelle disse...

Que assim seja..Assim É...Maria Glória!!!
Minha querida Anam Cara...beijos agradecendo sua visita.
Astrid Annabelle

Maria Gloria D'Amico disse...

Feliz Beltane! Happy Halloween!
Astrid vim te dar um beijo e um forte abraço s2 s2 s2

Astrid Annabelle disse...

Um beijo grande minha querida Anam Cara♡
Sempre presente♡
Que sua vida seja mágica nesse novo Tempo!
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens