Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SABER OUVIR

imagem:Google

Usualmente as pessoas preocupam-se muito em saber expressar-se de maneira correta. É sabido que para conseguir-se um bom emprego, para ter sucesso e para se fazer entender, é preciso saber falar.
Mas hoje vou falar sobre saber ouvir:
Tão importante quanto saber falar, é saber ouvir. Eu diria que saber ouvir caminha ao lado de saber falar; para isso é preciso, apenas, perceber quantas vezes respondemos antes de que a pessoa com quem estamos conversando tenha concluído seu pensamento.
- Quantas vezes começamos a nos impacientar enquanto o outro procura fazer-se entender?
- Quantas vezes paralisamos os que tentam exprimir seus pensamentos, com a nossa expressão facial de desaprovação, invalidação, menosprezo?
- Quantas vezes já fizemos com que o outro parasse de falar, por sentir que não adianta tentar completar seu pensamento? .
-Saber ouvir é uma arte que mantém vivos o respeito, a afeição, a amizade, o sentimento de confiança que o outro deposita em nós. Faz com que nossos filhos, maridos, mulheres, namorados, parceiras, sintam-se como nossos amigos privilegiados. Faz de nós, grandes ou péssimos negociadores em nossos trabalhos.
-A capacidade de ouvir ativamente é indispensável para a conquista de uma boa comunicação.


Sugiro alguns pontos que podem lhe ajudar a ser um melhor ouvinte:
- Fale menos, pois você não pode ouvir enquanto estiver falando.
- Deixe o outro terminar suas frases sem interrompê-lo.
- Ouça sem ficar contra-argumentando internamente, isto dificulta a sua compreensão. Não discuta mentalmente enquanto ouve.
- Coloque-se no lugar do outro para poder sentir o que ele está dizendo.
- Pergunte quando não entender, quando sentir que precisa de mais esclarecimentos; e também quando desejar mostrar que está escutando.
- Focalize sua atenção no que o outro estiver dizendo e procure a mensagem, procurando ajudá-lo a expressar seus pensamentos.
- Controle suas emoções, pois elas podem constituir sérias barreiras à comunicação eficaz.
- Compartilhe da responsabilidade da comunicação, pois como ouvinte, o papel que você desempenha é tão importante quanto o de quem está falando.
- Reaja às idéias e não à pessoa. Muitas vezes não simpatizamos com a pessoa que está falando, não obstante o que ela diz pode ser muito importante.
- Discordância não é sinônimo de rejeição.
- Use a diferença entre as velocidades de pensar e de falar
- Você pode pensar mais rápido do que fala e esta diferença pode ser utilizada para permanecer no rumo certo, preparar o que vai dizer enquanto fala, pensar naquilo que o outro já disse e avaliar o desenvolvimento da comunicação. Falamos de 100 à 150 palavras por minuto, pensamos de 250 à 500 palavras por minuto.
- Ouça algo como é dito. As reações emocionais do emissor podem ser muito importantes para compreensão daquilo que está sendo dito em palavras.
- Não antagonize o emissor, pois você pode fazer com que ele esconda suas idéias, emoções e atitudes.
- Evite inferir sobre o emissor, pois as inferências podem afetar seu julgamento/compreensão do que está sendo dito.
- Evite julgamentos precipitados, espere até que todos os fatos sejam colocados antes de fazer qualquer julgamento. Quando os fatos colocados o abalarem emocionalmente, diga que vai esperar algum tempo antes de responder.
- Use a consideração positiva, procurando descobrir os lados positivos de todas as mensagens de seu interlocutor. Até mesmo as mensagens agressivas ou que não o agradem, podem lhe ajudar na busca de compreender o outro.
- Quando compreendemos o outro, muitas vezes passamos a nos compreender melhor.
- Olhe nos olhos enquanto conversa e encoraje o outro a continuar falando.
- Não converse assistindo à televisão ou lendo um jornal, alem de falta de respeito e de educação, desestimula o diálogo e impele o outro à buscar outras pessoas para falar (até mesmo sobre você).
-Alguns pontos podem parecer muito simples e óbvios, mas pergunte-se quão freqüentemente as pessoas de seu convívio profissional e pessoal tomam tais cuidados com você. Perceba o quanto você se sentiria apreciado e gratificado se elas lhe o ouvissem desta forma.
-Agora pergunte-se o quanto você consegue ouvir as pessoas desta maneira...
-Pense em quantas vezes, após um "diálogo", você se sentiu absolutamente exausto e com a sensação de ter se desgastado para não chegar à nada. Com boa vontade, um pouco de auto-controle e disciplina podemos nos tornar bons ouvintes; é assim que criamos no outro o desejo de nos ouvir.
Abert Schweiser diz que o verdadeiro valor de um homem não pode ser encontrado nele mesmo, mas nas cores e texturas que faz surgir nos outros....

(Joyce Mobley Massi )


* Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.
CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA

8 comentários:

manzas disse...

No castelo
Das expressões,
Estas palavras
Sobrevoam
O mundo inteiro…
Acorrenta e entoam
Paz aos corações
E aqui
Ao lê-las…
Ficarei prisioneiro

Uma semana carregada
De saúde,
Paz…
E muito amor.

O eterno abraço…

-MANZAS-

António Rosa disse...

Astrid

Gostei muito e copiei para meu uso pessoal. Para não me esquecer.

Beijo

António

Astrid Annabelle disse...

Manzas!
Perdoe a demora em lhe responder...sua poesia trás música entre as palavras...
Que sempre sua vida seja muito alegre!
Abreijos
Astrid

Astrid Annabelle disse...

António!
Saber ouvir é uma arte a ser desenvolvida e sobremaneira da nossa parte que lidamos com o público.
Fiquei satisfeita que tenha sido útil.
Um beijo.
Astrid

Fada Moranga disse...

Querida Astrid, que maravilha!

Vou enviar a toda a gente.Este blog anda ca com um gabarito!... Muito bom mesmo. Obrigada por partilha-lho.

Um grande beijo*de Fada

Isa Grou disse...

Olá Astrid,

Lindo e verdadeiro post.........parabéns!


"De todos os sentidos, o mais importante para a aprendizagem do amor, do viver juntos e da cidadania é a audição. “No princípio era o Verbo”; “Antes do Verbo era o silêncio.” É do silêncio que nasce o ouvir. Só posso ouvir a palavra se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar.

(Rubem Alves)"

Beijos no seu coração.

Astrid Annabelle disse...

Fada!
Agradeço os elogios...gostei!!!lol
Olha o NAVEGANTE DO INFINITO tem uma proposta de informar e dar dicas para melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas...
Um beijão.
Astrid

Astrid Annabelle disse...

Isa!
linda frase que postou em seu comentário...a mais pura verdade!
Um beijo grande agradecido.
Astrid

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens