Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

sábado, 14 de março de 2009

Fascinante analogia... Você e um recife de corais

"Imagine só:
Se você pegar qualquer célula do seu corpo e colocá-la num pratinho de laboratório com os ingredientes certos, ela vai se dividir, se multiplicar e formar uma colônia. Pode ser um pedacinho de pele, um pedacinho de fígado, um único neurônio ou uma fibra muscular que seja... não importa. Se você cultivar, elas se multiplicarão.


Por que isso é interessante?
Se você pensar bem, nosso corpo está organizado mais ou menos como se fosse um recife de corais. Cada uma das trilhões de células que formam o nosso organismo é um organismo vivo por si só. Sozinhas, isoladas, elas não servem para muita coisa.
Mas coloque-as todas juntas na quantidade certa e voilá!,
tens um ser humano -- ou um gato, um cachorro, um passarinho ou seja lá o que for.
O nosso corpo não é como um robô, feito de peças sólidas que se encaixam umas nas outras mecanicamente. Ele é uma comunidade altamente heterogênea e altamente organizada de trilhões de minúsculos seres vivos chamados células, que trabalham em conjunto para formar um organismo funcional, capaz de andar, falar e sair por aí em busca de comida.

Cada grupo e cada membro da comunidade tem a sua função: as células cardíacas bombeiam sangue, as células do pulmão fazem a troca de gases com o ambiente externo, as células do intestino processam a comida e extraem os nutrientes dela, as células dos ossos e dos músculos permitem nos dão força, sustentação e mobilidade, as células dos olhos permitem que a gente enxergue e assim por diante ... tudo comandado lá de cima pelas células do cérebro, que se comunicam com o resto da comunidade via neurônios.
A célula é a unidade básica da vida. Tanto que os menores seres vivos da Terra são os seres unicelulares - ou seja, feitos de uma célula só -, a exemplo das bactérias.
Mas não é preciso ser um micróbio, não.
Uma célula da sua pele também é viva.
Ela pode se mexer, interagir com o ambiente, processar nutrientes e, o mais importante de tudo (no que se refere à vida), ela pode fazer cópias de si mesma.
Se você cuidar dela direitinho, ela pode viver e se multiplicar alegremente dentro de um pratinho de laboratório sem problemas.
Os cientistas veem isso acontecer todos os dias sob as lentes de seus microscópios.
De fato, se você cultiva uma colônia de células cardíacas, elas logo começam a "pulsar" espontaneamente, como se estivessem num coração de verdade. Células pancreáticas em cultura secretam insulina. Células nervosas em cultura secretam neurotransmissores e se ligam em sinapses. Células do sistema imunológico se arrastam pelo prato em busca de potenciais invasores para devorar ...
Enfim, elas estão definitivamente VIVAS.

Agora pense nisso:
cada uma dessas células carrega uma cópia completa do seu genoma (DNA).
Em tese, se você pegar o núcleo de uma delas e jogar dentro de um óvulo, é possível fazer um clone seu (como fizeram com a ovelha Dolly, em 1997, e com um monte de outros bichos desde então).
Então, quem é você?
Cada uma das minhas células é um Herton em potencial!

Eu fiz a analogia com um recife de corais no início porque os corais são mais ou menos assim: vistos de longe eles parecem estruturas grandes, feitas de uma peça única, mas na verdade são comunidades de milhões de pequenos seres (chamados pólipos) que se amontoam sobre um esqueleto de carbonato de cálcio e trabalham em conjunto para sobreviver.
Nosso corpo também parece um organismo unitário por fora, mas, na verdade, somos feitos de muitos trilhões de seres vivos microscópicos unicelulares, que cooperam entre si para formar uma pessoa.
As células. "
Herton Escobar
é repórter do jornal O Estado de S. Paulo, especializado na cobertura de ciência e meio ambiente.
http://www.estadao.com.br/vidae/imagineso_334690,0.htm

imagens Google


* Todos os direitos reservados.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.
CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA

Bookmark and Share

6 comentários:

maria de fátima disse...

Olá Astrid achei o texto muito interessante e as fotos são lindas.Beijinhos e bom fim de semana.

Astrid Annabelle disse...

Maria de Fátima! Igualmente desejo um final desemana muito alegre!
cheinho de cores!
Beijo.
Astrid

António Rosa disse...

Astrid

Hoje é visita de médico, mas tive tempo de ler o artigo, que apreciei muito e aprende-se imenso. Muito bom.

Já a inscrevi no curso «Trânsitos de Saturno pelos ângulos». É só entrar.

Beijo

Astrid Annabelle disse...

Olá António!
Para quem está com um resfriado forte, uma visita de médico sempre é bem vinda!hehehehehehehe
Já fui lá conferir e deixei meu contributo!!!
Beijo
Astrid

Lucy disse...

E tudo se resume a uma CÉLULA!!!
Fantástico como a vida está totalmente correcta e ordenada.
O nosso mundo não passa de um "recife de corais" neste vastíssimo Universo de células.


Um beijo,
Lucy

Astrid Annabelle disse...

Olá Lucy!
Achei incrível a idéia que o autor teve de comparar o homem com corais!

***********
Mudou a sua foto?
Hum...isso significa muita coisa!!!lol
Um beijo dominical
Astrid

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens