Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2009

Reveses da comunicação

Imagem:

Reclamamos, muitas vezes, da dificuldade em se entabular um diálogo com determinadas pessoas, pois tudo o que dizemos é mal compreendido, podendo desencadear ásperas discussões ou até rompimentos. Quanto mais tentamos nos explicar, maior a confusão.
A comunicação não ocorre de modo direto, como às vezes se supõe; ou seja, de um lado um emissor, de outro um receptor, bastando uma língua comum para que a mensagem seja decodificada. Além da língua, várias outras condições estão implicadas na produção de sentidos entre interlocutores.
Assim sendo, recebo e interpreto a fala do outro a partir não só de conhecimentos partilhados, ou da minha posição ideológica, ou da memória racional de outros sentidos despertados daquele dizer. Entram também as sensações guardadas, relativas às condições psíquicas e emocionais do indivíduo, que são mobilizadas pelo que o outro diz.
Algumas pessoas tomam, com frequência, como crítica pessoal, aspectos do comportamento humano rejeitados pelo senso comum, os quais, em conversa descontraída, alguém levanta simplesmente a título de observação ou de questionamento próprio.
O que levaria uma pessoa a se sentir alvo constante do olhar alheio?
O que a faz pensar que tudo o que o outro diz de negativo quer se referir ela?
Se por um lado encontramos a insegurança; por outro, ou pelo mesmo, observa-se certo egocentrismo nesse comportamento.
A insegurança resulte talvez de uma história do sujeito marcada por rejeições do seu ciclo familiar e outros, pautadas na idéia de certo e errado e, consequentemente, pelo pecado e culpa, os quais contribuíram para minar sua autoestima. Desse modo, ele espera sempre que pessoas à sua volta continuem observando o que, a seu ver, ele tem de pior. Mesmo quando a fala do outro não lhe é dirigida diretamente, ele produz sentidos dentro dessa sua condição de inseguro.
É pela insegurança, também, que esse sujeito se encontra centrado em si, como se precisasse, o tempo todo, defender-se de alguma acusação. Dentro desse quadro, ele oferece poucas possibilidades de troca; a comunicação fica truncada, pois cada vez que se sente atingido durante o diálogo, ele o interrompe para se defender, justificar-se, ou, no mínimo, certificar-se se o outro está ou não se referindo a ele. E, assim, não é possível aprofundar ou ampliar a conversa.
por Angelina Garcia
* Todos os direitos reservados.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.
CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA

Bookmark and Share

8 comentários:

Samsara disse...

Olá Astrid

Este é um tema que se encaixa em mim perfeitamente na altura. Ás vezes queremos comunicar mas não somos de facto bem entendidos.

Já coloquei o seu botão no meu blog e penso que amanhã já terei o meu disponível. O António Dinossauro foi um querido :)

Beijinhos

Astrid Annabelle disse...

Olá Sam!
Esse negócio de diálogo "sozinho" é mais comum do que se pensa (veja imagem!!!!). A maioria das pessoas não sabem ouvir...portanto não conseguem conversar! E aí, se entenderem a coisa errada já viu?! É confusão na certa. Coisas do cotidiano que podem facilmente serem superadas...basta treino para isso e boa vontade!
Fui pegar o seu botão mas vi que ainda não estava disponível...amanhã eu volto la´!
Afinal por conta do "António Dinossauro" além de "cumadres" agora somos também parceiras...
Estamos evoluíndo...
Um beijo gostoso e agradecido por seu comentário.
Astrid

Maria de Fátima disse...

Olá Madrinha Astrid eu penso que é muito importante saber ouvir e também saber falar e eu tenho experiência disso, porque sou telefonista.Mas por vezes não é fácil fazermo-nos entender perante as outras pessoas.Beijinhos e boa Páscoa.

Astrid Annabelle disse...

Olá aniversariante!!!
É complicado mesmo.
Um precisa falar com o coração e o outro ouvir com a alma....e isso é raro!
Mas vamos insistindo...
Parabéns mais uma vez.
Um beijo grande.
Astrid

Adelaide disse...

Astrid

Gostei deste texto. Acho que a comunicação é muito importante pata o ser Humano.No entanto, mesmo sem querermos pode haver um bloqueio para nos entendermos, para nos comunicarmos.

Beijos

Adelaide Figueiredo

Astrid Annabelle disse...

Adelaide!
Muito bom dia!!!
Que alegria ver você comentando por aqui!
Sim...você tem razão. A comunicação é um eterno aprendizado!
Um beijo de boas vindas.
Astrid

Hanah disse...

Astrid,

desculpe mais uma vez

Acho que ando ou já estava pouco robotizada. Agora a ´responsabilidade´ é maior...
Juntando o cabeçalho do blog, (Jesus fora da cruz), juntamente com este post...
acho que fica tudo entendido, obrigado pelo toque.


Beijo minha querida
Boa Páscoa para ti ...

Astrid Annabelle disse...

Hanah!
A justificativa para estar lhe respondendo somente hoje você encontra no post acima "Memorando!"
Não peça desculpas...você não me deve nada!
Pensa nisso...
Você apenas mudou de idéia...
E eu continuo sua fã como sempre!
I love you "baianinha"!
Beijos.
Astrid

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens