Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de junho de 2009

13 de junho é Dia de Santo Antônio!

Mural de azulejos de Santo_Antonio
SANTO ANTÔNIO
Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sendo sempre invocado para se achar objetos perdidos.


Sé de Lisboa vista de frente
Biografia
De Lisboa até Coimbra
Santo António, de seu nome Fernando, filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira Azevedo, nasceu em Lisboa entre 1191 / 1195, (aceita-se oficialmente a data de 15 de Agosto de 1195), numa casa próxima da
Sé de Lisboa, às portas da cidade, no local, assim se pensa, onde posteriormente se ergueu a Igreja sob sua invocação.
Fez os primeiros estudos na
Igreja de Santa Maria Maior (hoje a Sé de Lisboa), ingressando mais tarde, por volta de 1210 ou 1211, como noviço, na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de São Vicente de Fora, guiado pela mão do então prior D. Estêvão.
Permaneceu em São Vicente de Fora por três anos, tendo com 18 ou 19 anos entrado no
Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, ao tempo um importante centro de cultura medieval e eclesiástica da Europa, onde realizou os estudos em Direito Canónico, Filosofia e Teologia.
O martírio dos cinco franciscanos, decapitados em
Marrocos, e a vinda das seus restos mortais em 1220 para Coimbra fizeram Fernando abraçar o espírito de evangelização e trocar a Regra de Santo Agostinho pela Ordem de São Francisco, recolhendo-se no Eremitério dos Olivais de Coimbra e mudando então o nome para António.

Basílica de Pádua
Na Itália e no Sul de França
Por essa altura, decidiu deslocar-se a Marrocos em ação de evangelização, onde esteve, mas acometido por grave doença decidiram os Superiores da Ordem repatriá-lo. No regresso, uma forte tempestade arrastou o barco para as costas da
Sicília. É aqui, na Itália, que António se notabilizaria como exímio teólogo e grande pregador.
Em Março de 1222, em
Forlì, dissertou para religiosos Franciscanos e Dominicanos de forma tão fluente e admirável que o Provincial da Ordem o destinou de imediato à evangelização e difusão da doutrina.
Fixou-se então em
Bolonha onde se dedicou ao ensino da Teologia e à pregação, nomeadamente contra as heresias dos Cátaros, Patarinos e Valdenses, o que lhe valeu o título de ‘incansável martelo dos hereges’.
Seguiu depois para
França com o objetivo de pregar contra os Albigenses e em 1225 é pregador em Toulouse. Na mesma época foi-lhe confiada a guarda do Convento de Puy-en-Velay e teria à sua guarda igualmente a Província de Limoges, por escolha dos frades da Província. Dois anos mais tarde instalou-se em Marselha, mas brevemente seria escolhido para Provincial da Romanha.
Em Outubro de 1226 morreu
Francisco de Assis.
António assistiu à canonização de São Francisco em 1228. Neste ano deslocou-se a
Ferrara, Bolonha e Florença. Durante 1229 as suas pregações dividiram-se entre Varese, Bréscia, Milão, Verona e Mântua. Esta atividade absorvia-o de tal maneira que passou a dedicar-se exclusivamente a ela.
Em 1231, e após contatos com o papa
Gregório IX, regressou a Pádua, sendo a quaresma desse ano marcada por uma série de sermões da sua autoria.
Bastante doente, faleceu a 13 de Junho de 1231 no Oratório de
Arcela. Os seus restos mortais repousam na Basílica de Pádua, construída em sua memória.

Iconografia e veneração
Muitas das suas estátuas e imagens representam-no envergando o traje dos frades menores, segurando o
Menino Jesus sobre um livro, enquanto outras o mostram a pregar aos peixes (objecto de um sermão do Padre António Vieira, séculos mais tarde), tal como São Francisco pregava aos pássaros. Para além disso, é ainda considerado padroeiro dos pobres, sendo ainda invocado para ajudar a encontrar objetos perdidos, numa oração conhecida como os responsos (no que é similar a São Longuinho, outro santo católico menos conhecido).
Santo António de Lisboa é enfim comumente considerado como um santo casamenteiro; segundo a lenda, era um excelente conciliador de casais.
No Brasil, muitas moças afoitas por encontrar um marido costumavam retirar o bebê dos braços das estátuas do santo, prometendo devolvê-lo depois de alcançarem o seu pedido. Por esse motivo, alguns párocos mandavam fazer a estátua do santo com o Menino Jesus preso ao corpo do santo, evitando assim o seu sequestro.
Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo, dizem que só a mudariam de posição quando Santo Antônio lhes arranjasse marido. Estes rituais são geralmente feitos na madrugada do dia 13 de Junho. Outro fato pitoresco digno de nota, é quando a estátua se parte nestas lides - nesse caso, os cacos devem ser juntos e deixados num cemitério...
Numa outra cerimônia, conhecida como
trezena (por ter a duração de treze dias), os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes junto a uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece entre 1 e 13 de Junho - é a famosa festa de Santo Antônio.

Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de Junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, como garantia de que não faltará comida durante todo o ano. Há quem diga que o pão não mofa, mantendo-se íntegro pelo período de um ano.
(E aqui eu dou meu testemunho: todos os anos, e já se fazem mais de trinta anos, meu marido, que também é Antônio, e eu buscamos os pães bentos de Santo Antônio. Coloco-os nos vidros de mantimentos retirando os pães do ano anterior intactos. Esses pães que ficaram guardados durante todo o ano nós repartimos e servimos para toda a família para garantir uma boa saúde. Ma Jivan Prabhuta)
RESPONSÓRIO DE SANTO ANTÔNIO
Se milagres desejais,
Recorrei a Santo Antônio;
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Repete-se: - Recupera-se o perdido...

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Repete-se: - Recupera-se o perdido...

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo
Repete-se: - Recupera-se o perdido...

V: Rogai por nós, bem-aventurado Antônio.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Fonte:

Texto

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_P%C3%A1dua

Imagens

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Santo_Antonio_01b.jpg

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Se_de_Lisboa_Frente.JPG

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Padua9.jpg

MA JIVAN PRABHUTA

* Todos os direitos reservados.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.
CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA
Bookmark e Compartilhe

6 comentários:

Zani (AutoZani) disse...

Quero prestar minha homenagem à Santo Antônio e aproveito para deixar aqui também o meu testemunho.
Esta oração, que chamamos de Responsório de Santo Antônio, é própria para os momentos mais difíceis. Se algum dos visitantes deste Blog estiver atravessando um desses momentos, fale com Santo Antônio e concentre-se na citada oração. Quanto maiores forem as dificuldades, tanto repita os refrões insistentemente. Preste muita atenção ao sentido das palavras no contexto. Posso garantir que não falha.
Os Seres da Comunhão dos Santos trabalham exatamente como elos entre nós e os planos elevadíssimos, que raramente conseguimos alcançar. Além disso, a expressão verbal é uma das coisas mais poderosas que existem, e o Responsório está configurado de forma esplêndida. Não por acaso.
Experimentem.

António Rosa (José) disse...

Completo e lindo. Não sabia que era o Santo mais popular do Brasil. Não sei bem porquê, tinha a ideia que o mais popular fosse São João. Talvez porque as vossas festas joaninas são muito conhecidas aqui.

Bom fim-de-semana.

Astrid Annabelle disse...

Zani!
Belíssimo comentário.
Sem nada a acrescentar...
Um beijo agradecido e Feliz Dia de Santo Antônio! Afinal você e´afilhado dele!!!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

António (José)!
Pois é meu amigo. Santo Antônio aqui no Brasil lidera o ranking dos Santos.
E é com a festa dele que acontece a abertura das festividades juninas!
São três grandes festas: Santo Antônio, São João e São Pedro! Nos dias 13/06, 24/06 e 29/06.
Comes e bebes, muita dança e fogueiras alegram esse tempo que eu gosto muito.
Um beijo agradecido e Feliz Dia de Santo António!
Astrid Annabelle

Samsara disse...

Olá Astrid

Aprendi bastante com este post e fiquei impressionada com o pão, quer dizer que está bom para comer passado um ano? fantástico!

Beijinhos e um bom dia de Stº António (que é padrinho de baptismo da minha mãe :))

Astrid Annabelle disse...

Olá Sam! Bom dia!
Sim minha amiga! Isto é um fato...todos os anos nessa data, acontece a troca.... comemos em família os pães que estavam guardados e colocamos os novos no lugar.
São mais de trinta anos que fazemos isso...
Beijo agradecido.
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens