Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Terremoto...monitorando a Terra em Tempo Real

A palavra TERREMOTO está em alta.
Antes de mais nada clique no banner abaixo e acesse um painel onde você poderá monitorar a Terra em tempo real e ficar sabendo quantos tremores de terra estão ocorrendo agora, sua localização e mais, as erupções vulcânicas, os ventos, etc.


*****

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a costa do Chile no início da manhã de sábado aconteceu ao longo da falha geológica responsável pelo maior terremoto já registrado, o tremor de 1960 que matou milhares no Chile e outras centenas no Pacífico.
Ambos os terremotos aconteceram ao longo da falha geológica em que a placa tectônica Nazca (
a seção da crosta terrestre que se estende sob a maior parte do leste do oceano Pacífico a sul do Equador) está deslizando para baixo de outra seção, a Placa Sul-Americana. As duas estão convergindo num ritmo de cerca de 8,9 cm por ano.
Especialistas em terremoto disseram que as tensões provocadas por esse movimento, aliadas às pressões causadas ao longo da falha pelo terremoto de 1960 e por outros menores em anos posteriores, levaram à ruptura de sábado, numa extensão estimada de 643 km da falha geológica. O tremor gerou um tsunami, com ondas de 1,52 m de altura, registradas ao longo da costa chilena, e ondas maiores estão previstas no Havaí e em outros lugares do Pacífico.
O epicentro do terremoto se localizou 225 km ao norte do centro do terremoto de 1960, que rompeu mais de 1046 km da falha geológica e cuja magnitude foi de 9,5.

Essa falha geológica é de compressão, na qual a maior parte do movimento do solo durante um terremoto é vertical.
Especialistas dizem que o terremoto parece não ter relação com outro de magnitude 6,9 que atingiu a costa sul do Japão no sábado.
O incidente chileno também não teve relação com o terremoto de magnitude 7 ocorrido no Haiti em 12 de janeiro.
O terremoto no Haiti, que se acredita ter matado mais de 200 mil pessoas, aconteceu ao longo de uma falha geológica de ruptura, em que a maior parte do movimento do solo é lateral.

FONTE:Portal Terra

******

Sismo, também chamado de terremoto (português brasileiro) ou terramoto (português europeu) , é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
A maior parte dos terremotos ocorrem nas fronteiras entre
placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilômetros, como é o caso da falha de San Andreas na Califórnia, Estados Unidos
.
Só nos
Estados Unidos
ocorrem de 12 mil a 14 mil terremotos anualmente (ou seja, aproximadamente 35 por dia). Baseado em registros históricos de longo prazo, aproximadamente 18 grandes terremotos (de 7,0 a 7,9 na Escala de Richter) e um terremoto gigante (8 ou acima) podem ser esperados num ano.
Entre os efeitos dos terremotos estão a vibração do solo, abertura de
falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de efeitos deletérios em construções feitas pelo homem, resultando em perda de vidas, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais (como o desabrigo de populações inteiras, facilitando a proliferação de doenças, fome, etc).
O maior
terremoto já registado foi o Grande Terremoto do Chile em 1960 que atingiu 9.5 na escala de Richter seguido pelo do Alasca em 1964 que atingiu 9.2 na mesma escala.

*****

Fenômenos secundários

Sinais precursores
Aumento da emissão de gás rádon ou radônio.
Aumento da emissão de gás
hélio.

Aumento da emissão de gás
metano
, com possível formação de nuvens de metano (coloridas).
Aumento da atividade de
vulcão de lama.
Ocorrência de microssismos.
Alteração da
condutividade eléctrica.
Flutuações no campo
magnético.
Modificações na
densidade das rochas.
Variação dos níveis da água em poços próximos das
falhas.
Anomalias no comportamento dos animais; por exemplo migração em massa de anfíbios.
Aumento da emissão de
dióxido de carbono em áreas vulcânicas.


CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA PODER LER

Após o sismo
Ruídos sísmicos.
Alteração do
caudal ou nível das fontes, poços e águas subterrâneas.
Aparecimento de
fumarolas vulcânicas.
Formação de
tsunamis.

Epicentros de terremotos na Terra, 1963-1998 (cortesia NASA)

*****
Brasil
No
Brasil registram-se poucos abalos sísmicos. Em média ocorrem a cada ano um sismo de magnitude 1 a 3 na Escala Richter e a cada cinco anos podem ocorrer abalos de magnitude 4 ou mais.
Os locais onde mais acontecem tremores são a Região Nordeste, seguido do estado do Acre. No entanto, outras regiões do Brasil também são sucetivéis aos tremores de terra.
O local onde frequentemente são registrados tremores é na cidade de Bebedouro em São Paulo, ocorrendo tremores de magnitude 2 a 3 quase todos os ano. Esses tremores, segundo o grupo de sismologia do IAG/USP, tem suas origens nas fraturas do basalto da Formação Serra Geral e provavelmente são induzidos por poços de extração de água subterrânea na região.
O maior tremor registrado no
Brasil atingindo magnitude 6,6 na Escala Richter foi na Serra do Tombador no Mato Grosso em 31 de Janeiro de 1955.
Em 9 de dezembro de 2007 um terremoto de magnitude 4,9 (
Richter) causou uma morte no município de
Itacarambi em Minas Gerais. Foi o primeiro tremor da história do Brasil resultando em uma morte, cinco feridos e várias casas destruídas pelo sismo.
O tremor de terra ocorrido em 4 de abril de 2008 na região da cidade de Sobral, interior do Ceará, e na cidade de Fortaleza, foi o maior já registrado na região, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Os abalos também foram registrados pelo laboratório de sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
O primeiro atingiu 4,3 graus na escala Richter. O segundo, 3,9 graus. Outros pequenos abalos foram sentidos durante a noite nas cidades de Sobral, Alcântaras e Meruoca, epicentro do abalo. Não houve registros de feridos.
No dia
22 de Abril de 2008 um tremor de terra atingiu os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro com magnitude 5,2 na escala Richter. Esse sismo ocorreu no Oceano Atlântico, na área paulista da Bacia de Santos. Ficou conhecido como Sismo de São Vicente.
Também no dia
29 de setembro de 2008 um tremor de terra atingiu o Triângulo Mineiro com o epicentro na cidade de Uberaba, a magnitude 3,1 na escala Richter, que apesar de pequena chegou a assustar a população do local.

FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo

O que podemos fazer a respeito?
Contra essa força da natureza ... Nada.
Mas podemos rezar, enviar Amor para a nossa Mãe Terra e para todas as pessoas diretamente envolvidas nessas catástrofes e ajudar de alguma maneira os sobreviventes.
MA JIVAN PRABHUTA


* Todos os direitos reservados.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.
CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA

Bookmark e Compartilhe

4 comentários:

António Rosa disse...

Astrid

Aprendi imenso e guardei a informação. O planeta parece estar a movimentar-se dentro dele mesmo.

Beijo

Astrid Annabelle disse...

António! Bom dia!
Eu também aprendi muito com este post. Adorei o Painel de monitoramento do planeta. Resolvi realizar esta pesquisa pois senti que a Terra está fervendo por dentro, principalmente após as últimas explosões solares. Explosões estas que liberam uma força incrível alterando de maneira significativa o elétro magnetismo do planeta. O magma está fervendo por isso, e portanto, tudo aquilo que está em sua superfície se mexe.
E nós juntos!!!!!rsrsrsrs. Nossas cascas superficiais estão em choque...compreendeu?
beijos
Astrid Annabelle

Norma Villares disse...

Olá Astrid,
achei interessante, e vou postar em meu blog. Colocarei os créditos.
Grande abraço

Astrid Annabelle disse...

Olá Norma!
Fico feliz que tenha gostado.
Não tem nenhum problema postar em seu blog mantendo os créditos.
Um beijo agradecido por sua visita.
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens