Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

domingo, 2 de maio de 2010

A exótica e milenar Cultura Japonesa

O laranja ou alaranjado, cor escolhida pela Glorinha do blog Café com Bolo, dessa segunda feira, que faz parte da blogagem coletiva Colorindo a vida, me levou para o outro lado do mundo.
Na minha vida vi e estive cercada de muita coisa japonesa nessa cor. Como era sonho do meu avô materno conhecer o Japão, minha mãe, em homenagem a ele, sempre esteve às voltas com temas da cultura japonesa. Todos os assuntos postados aqui eu conheci dessa forma.
Faço hoje então a minha pequena homenagem ao meu avô, que era de nacionalidade alemã na realidade, mas que pelo que me contaram amava essa cultura milenar e exótica.
Clicando nos links vocês terão um vasto material para conhecer melhor sobre cada item, já que isso não caberia num único post.

Inicio pelas imagens espetaculares do Sol poente e dos templos.
Espalhados por todo o arquipélago japonês, os templos são mais que uma expressão do xintoísmo e do budismo, as duas maiores religiões do país. Presentes tanto na agitação dos grandes centros urbanos, como Tokyo, quanto nas ilhas paradisíacas, como Miya-jima, os cerca de três mil templos japoneses são símbolos da cultura e da identidade nacional.


Leia mais: http://madeinjapan.uol.com.br/2006/01/03/viagem-aos-templos-japoneses/

**********
Por que a maioria dos monges budistas usam vestimentas de cor laranja?

Buda cortou os cabelos e trocou as suntuosas vestimentas reais pela roupa alaranjada de mendigo. É por essa razão que os monges budistas usam até hoje túnicas laranja, simbolizando o repúdio à luxúria.

**********
Há séculos, os japoneses oferecem plantas e flores às divindades. A prática, que era inicialmente associada ao Budismo e aos Mosteiros Zen, se popularizou no Japão e transformou-se em parte importante da cultura do País.
Assim, surgiram técnicas, estilos, escolas e regras que contribuíram para difundir a Ikebana, esta bela expressão artística.


Dentro do arranjo devem sempre existir 3 elementos considerados essenciais: Sin, Soe e Tai. Temos aí a trindade existente em vários cultos religiosos, ou simplesmente: O Céu, o Homem e a Terra. Além disso, os espaços vazios são importantes, pois representam o silêncio. É preciso ter o cuidado de não colocar 4 flores diferentes, pois no Japão este número é considerado negativo (o ideograma que representa o número 4 e o que representa a morte têm a mesma pronúncia).

O mais importante da Ikebana sem dúvida é a harmonia. O arranjo deve estar em sintonia com o ambiente, e com as características pessoais de seu autor. Segundo os mestres, a Ikebana possui também qualidades terapêuticas, pois harmoniza e embeleza ambientes. Sua presença pode ajudar na cura de enfermidades ou situações conflituosas. Por causa disso eles são requisitados em ambientes terapêuticos, de medicina tradicional ou alternativa, entre outros.
No Japão feudal a Ikebana era praticado tanto por homens quanto por mulheres. Alguns samurais, ao atingir a maturidade, isolavam-se do mundo e abandonavam seus cargos militares, apenas para dedicarem-se à arte do chá, à caligrafia e ao Ikebana.
Experimente deliciosas e simples receitas da culinária japonesa. Além de sushi, sashimi, tempura e yakisoba como os do seu restaurante japonês preferido, aqui você encontra a comida japonesa do dia-a-dia.
Já não é de hoje que sabemos existirem alimentos capazes de auxiliar na prevenção de doenças, mas um deles tem conquistado espaço inédito em cardápios de muitos restaurantes.
Estamos falando do salmão, este peixe de águas frias, tem sido cada dia mais incorporado à lista dos alimentos com ação terapêutica, recomendado tanto por médicos como nutricionistas.
Por ser rico em ácidos graxos ômega-3, gordura necessária em nosso organismo, é considerado como protetor do coração, pois evita a formação das placas que obstruem as artérias, controla a pressão arterial, reduz o colesterol e combate os triglicerídeos, prevenindo assim, a ocorrência de problemas cardiovasculares, revela um estudo realizado pela Associação de Cardiologia Americana. Além de todos esse benefícios, o ômega-3 também é um contributo essencial para o melhor funcionamento do cérebro.
Para aproveitar os benefícios do ômega-3, recomenda-se o consumo de duas refeições semanais à base de peixe (
principalmente sardinha, cavala, arenque, atum ou salmão).

A associação Americana do Coração mencionou pesquisas recentes recomendando o consumo a todos os indivíduos, pois não há restrições ao consumo de uma dieta rica em peixes. Um estudo conduzido com 22.071 médicos, o chamado de Estudo da Saúde dos Médicos, sugeriu que o consumo de peixe pode reduzir o risco de um indivíduo sofrer um ataque cardíaco em 80%. Um estudo paralelo, o Estudo da Saúde das Enfermeiras, revelou que os ácidos gordurosos ômega-3 podem reduzir o risco de as mulheres morrerem do coração em 33%.Além dos benefícios à saúde, a cor atraente e o sabor especial do salmão incentivaram o consumidor brasileiro nos últimos tempos e também por ter se tornado muito acessível, já que os criadouros chilenos aumentaram a oferta e diminuiram o preço no Brasil. Vale consumi-lo de diversas maneiras: assado, grelhado e também em forma de sashimi.
Kokeshi são bonecas japonesas artesanais, feitas em madeira e pintadas à mão, reconhecidas como uma manifestação da arte folclórica do Japão e um dos símbolos da cultura japonesa no mundo. Você muito provavelmente reconhece essas kokeshi (também chamadas de bonequinhas japonesas) das fotos.
Como reikiana,termino esse post com os cinco princípios do Reiki, uma arte tradicional japonesa de cura pela imposição das mãos.
Ofereço também este posts à todos os amigos japoneses!
MA JIVAN PRABHUTA
Imagens: Google imagens
* Todos os direitos reservados.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.
CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA

Bookmark e Compartilhe


46 comentários:

António Rosa disse...

Astrid

Venho cumprimentá-la pelo seu post laranja. Magnífico. De facto, só mesmo a sua sensibilidade e a experiência de ter um avô apaixonado pela cultura japonesa, levou-a a ver que a cor de laranja identifica muito bem esse povo.

Excelente post, na sua variedade cultural, gastronómica, etc.

Esta semana não me atrevi a aderir à blogagem coetiva, por falta de inspiração.

Muitos beijos.

Astrid Annabelle disse...

Bom dia António!
O que escrevi no post é verdade mesmo...ao ser escolhida a cor para esta semana na hora associei o laranja ao japonês. Na realidade teria uma porção de temas pois vivo cercada de cor laranja...uma das minhas favoritas.
Um beijo grande e muito agradecido por suas palavras sempre carinhosas.
Astrid Annabelle

Chica disse...

Maravilhoso teu post e além disso, informativo!Gostei tambpem de ver os princípios do Reiki.Tenho uma irmã que fez vários cursos sobre isso e é ótimo!beijos,tudo de bom,linda semana,chica

Cris França disse...

Enriquecedor este teu post, adoro a cultura oriental e foi bom saber mais. bjs

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Chica!
Hoje tem alaranjado encantando nosas vidas!
Sou Mestre de Reiki a muitos anos e minha vida mudou da água para o vinho...garanto...para melhor é claro!
Não deixa de ser um vínculo muito grande com a cultura japonesa, não é?
Beijo gostoso e agradecido por sua visita!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Chica...perdoe..escrevi errado...NOSSAS vidas.

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Cris!
Adorei receber você por aqui hoje...já vi no link que tenho o seu post alaranjado...estou indo lá ver agora!
Um beijo gostoso e agradecido.
Astrid Annabelle

Beth/Lilás disse...

Oi, amiga Astrid!
Estamos mesmo em sintonia e só conseguia me lembrar dos mantos alaranjados dos monges tibetanos.
Mas, talvez tenha um explicação para o meu caso, pois sai ontem de um Spa maravilhoso na serra, então estou ainda muito Zen. hehe
Adorei seus post, lindo e completo.
beijos cariocas

Maricota by Marianne disse...

Oi Astrid!
Acabei de conhecer o blog, também participo da blogagem, muito interessante seu post, uma aula maravilhosa, amo a cultura japonesa, sempre passeamos na liberdade e no templo Zulai, meu filho de 6 anos, está apaixonado por comida japonesa, sushi principalmente!
Ah! seu nome é lindo!
Bjks.
Marianne

Regina Coeli disse...

Minha Amiga Iluminada,

Que bom poder visitá-la e mergulhar nesse seu mundo de informações tão valiosas!!!
Achei de uma sensibilidade e delicadeza impar sua homenagem ao seu AVÔ...
A cultura do povo japonês é muito rica!
Particularmente aprecio muito IKEBANA pela harmonia e delicadeza e a terapia REIKIANA.
Imagino o quanto você deve ajudar as pessoas como MESTRE em REIKI...
Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos.
Beijinho afetuoso.
Regina Coeli

Astrid Annabelle disse...

Beth, olá!
Pois é Beth...estamos Zen!
No momento em que a Glorinha escolheu a cor me veio a idéia da cultura japonesa...sempre tive muito contato com ela mesmo e sempre "alaranjados".
Passei uma semana mergulhada em sites japoneses pesquisando o que de melhor pudesse se aproveitar para uma blogagem coletiva. Nem muito Zen, nem muito vulgar.
Deu nisso...são poucos temas mas ricos...é só clicar nos links e se divertir!
Um beijo gostoso amiga...adorei que voltou à net...estava com saudades!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Marianne, olá!
Gosto imensamente de receber novos amigos por aqui. Por isso é que a blogagem coletiva é interessante.
Sobre o meu nome agradeço o elogio mas terá que ser repassado para a minha mãe autora da proeza...ela caprichou!!! (infelizmente já fez a passagem)
Um beijo agradecido por suas palavras carinhosas e sua visita.
Estou indo conferir a sua postagem agora.
Astrid Annabelle

Glorinha L de Lion disse...

Oi Astrid, como sempre um post completo! Maravilhoso...eu amo algumas coisas do Japão...comida japonesa...sou louca...só de ver, aguei....tenho uma bonequinha....amo a filosofia e os ikebanas....lindo, com lindas fotos...muito cultural mesmo! Beijão amore mio!

cantinho she disse...

Olá Astrid, td bem? Só hoje tive condições de retribuir a sua visita lá no meu Cantinho, obrigada. Menina eu amei todos os seus blogs e estou te seguindo em todos, amei mesmo! Parabéns, todos de muito bom gosto! E qto ao seu post de hoje do Colorindo a Vida preciso confessar que vc pegou no meu ponto fraco... pois eu amo tudo que vem do Japão, não sei ao certo o motivo, mas só sei que amo, tenho uma verdadeira paixão... bjo, bjo e obrigada pelo banho de cultura! Show de bola!
Bjo, bjo! ;)

Astrid Annabelle disse...

Regina querida!
Como é gostosa essa troca em dias de blogagem coletiva...é uma festa!
Minha casa materna era sempre preenchida com vários Ikebanas. Minha mãe fez um curso e depois chegou até a ser premiada em uma exposição em São Paulo.
Meu avô eu não conheci pessoalmente. Faleceu um ano antes do meu nascimento. Mas minha avó me contou muitas e muitas coisas a respeito da vida dele que é como se até hoje ainda estivesse vivo por aqui entre nós...eu vivo esbarrando em temas que me levam às suas memórias. Nada mais justo homenageá-lo nessa oportunidade.
Agradeço de coração todas as suas palavras tão carinhosas. Foi muito gostoso ter você por aqui!
Um beijo grande.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Olá Glorinha!
Festa sem a dona da festa não é festa!!!!YES!!!
Você viu só aonde fui parar por conta do alaranjado???!!!rsss
É para dar água na boca mesmo...qualquer dia vamos nos encontrar e comemorar com comida japonesa,OK?
Beijo grande querida e sucesso cada vez mais!
Astrid Annabelle

Elaine disse...

Astrid, é sempre um prazer estar aqui!
Adoro a cultura japonesa,sua filosofia , suas artes, muito obrigada por esta postagem, me trouxe mais paz!
Beijos e uma semana cheia de alegrias!

Astrid Annabelle disse...

Olá She!
Que bom que veio...é uma delícia estabelecer novas amizades!
Fico feliz que tenha gostado dos blogs...eu estou indo agora ver a sua postagem de hoje.
Volte sempre quando quiser...será sempre bem vinda!
Um beijo grande e gostoso.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Quem bom que sentiu paz Elaine!
Boa tarde!
Fiquei feliz com a sua visita...estou indo conferir seu post, daqui a pouquinho,OK?
Um beijo grande, gostoso e agradecido.
Astrid Annabelle

Lúcia Soares disse...

Oi, Astrid. Lindo post. Foi um mergulho na cor e um cultural.
Todas as imagens são lindas e li algumas respostas suas dizendo que pesquisou muito. Que bom! Por isso vale a pena visitar cada blogagem colorida dessa série. Estamos sempre aprendendo muito.
Bj

Françoise disse...

uau, quanta cultura, quantas informações bacana!!Retratou com sensibilidade as peculiaridades de um país tão diferente pois havia relaçao de amor com o avô. Isso é fantástico!!!!Essas comidinhas ai tambem são sensacionais, se deixasse só comeria isso. Meu marido morou em Kyoto antes de nos casarmos e até hoje fala de lá com o coração transbordando de alegria.
Beijos e boa semana.

Astrid Annabelle disse...

Olá Françoise!
Esse tema nos encanta mesmo...e quanto às comidinhas você tem razão...são de encher os olhos!
Deve ter sido um experiência incrível viver em Kyoto!!! É tudo tão diferente daqui, não é?
Beijo querida e até...boa semana igualmente.
Astrid Annabelle

Fada Moranga disse...

Querida Astrid!

Que dose de vitamina C!!! :-))))
Foi surpreendente este seu post, que laranja tão cheio de interesse! É incrivel a diversidade de temas que nos passam pela cabeça quando pensamos em "laranja"... Eu voltei a pegar nas imagens do Oceanário e foi no que deu :-P

Gostei muito de lê-la e vê-la!
Laranja também é uma das minhas cores preferidas. Um grande bem haja e muitos beijos****deFada

Eliana Pessoa disse...

NOSSA HOJE NESSA BLOGAGEM COLETIVA APRENDI UM MONTE DE COISAS INTERESANTES PENA QUE ESTÁ ACABANDO,MAS TUDO BEM ESSE SEU POST ESTÁ MUITO LINDO! ACHO BACANÉRRIMA A ARQUITETURA DO JAPÃO!!!
BJIM

Astrid Annabelle disse...

Olá Fada querida!
Você viu só aonde fui levada pelo laranja?
Eu vi sua mandala e amei...já está em sua pasta guardadinha!!!
Muito bom ter você por aqui hoje.
Laranja é uma cor muito especial!
Beijo grande no coração.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Olá Eliana!
Fiquei super feliz com a sua visita!
Pois eu também aprendi um montão de coisas...está muito gostoso esse movimento da blogagem. Grande aprendizado! Grande terapia!
A arquitetura japonesa é incrível...já pensou na paciência para realizar os detalhes?
Beijo gostoso, agradecido e alaranjado.
Astrid Annabelle

Bordados e Retalhos disse...

Lindo esse post. Um beleza de ver. Que bom que foi possível, revelar outras culturas na blogagem coletiva. Bjs amiga

Astrid Annabelle disse...

Olá Giovanna!
Que bom que veio até aqui!Que bom que está melhor!
Sim... sempre é bom conhecer o que existe pelo mundo afora,não é?
Um beijo agradecido por sua visita.
Astrid Annabelle

Marliborges disse...

Mulher, que post mais chique e cultural! Tem tudo que eu amo de paixão, aliás a cultura japonesa é de uma grandiosidade ímpar. Meu Deus, viajei nesse post, cheguei até a lembrar do livro "Siddharta", já leste? É do nosso tempo, um romance escrito por Hermann Hesse. É um romance "superalaranjado"! Beijo grande amiga.

Astrid Annabelle disse...

Olá Marli!
Estou feliz que veio até aqui...nessa altura do dia já estamos completamente alaranjadas!rss
Li e faz tempo...gostaria de ler novamente...e vou fazer isso!
Eu sou completamente apaixonada pela cultura japonesa.Acho que está no sangue mesmo...rsrsrs
Beijo gostoso e agradecidopor suas palavras.
Astrid Annabelle

Yoyo Pizy disse...

Adorei seu post Oriental!
Gostei principalmente de saber porque os monges budistas usam roupas de cor laranja.Sempre tive essa curiosidade,rs
Bjos
Yoyo

Astrid Annabelle disse...

Olá Yoyo!Boa noite!
Que bom ter você por aqui hoje!
A blogagem está um sucesso...eu ainda estou visitando os blogs participantes até agora também...o próximo será o seu.
Um beijo agradecido e alaranjado.
Astrid Annabelle

Lu Souza Brito disse...

Ei Astrid, que riqueza de post.
Assim como semana passad eu mergulhei com você nos campos de lavanda de Provence, hoje foi uma imersão na cultura japonesa. Eu conheço pouco, mas acho lindo toda a parte da história, da vivencia, da cultura milenar.
Nao sabia que a veste laranja significava a rejeição a luxúria.
Quanto a comida, ainda não aprendi a apreciar o peixe cru, mas como fui criada na praia, amo salmão grelhado, assado...perfeito, assim como o camarão. tempurá, yaksoba. Pena que o salmão e o camarão me de certa alergia.

Amei seu post. Carregado de energias boas!

Açuti disse...

Oii Astrid,

nossa maravilhoso seu post, sou apaixonada pela cultura japonesa.!!!

Quero muito aprender a arte do Ikebana, que acho fantástica!!

Obrigada pelo carinho lá no meu cantinho, viu!!

bjksss

Astrid Annabelle disse...

Lu olá e boa noite!
Mergulhar na cultura japonesa foi maravilhoso...reviver certos costumes que haviam na minha casa materna, como por exemplo o Ikebana.
Pensando bem o mundo contém maravilhas que devemos descobrir e essa blogagem coletiva está nos mostrando isso.
Adorei ter você aqui comigo.
Eu ainda não consegui ver todos os posts laranjas...mas chego lá!
Um beijo gostoso bem alegre!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Açuti! Boa noite!
Fiquei feliz em saber que o seu príncipe aniversaria no mesmo dia que eu...
A Ikebana é uma arte maravilhosa. Aprenda sim...você vai amar.
Essa blogagem que vocês inventaram está dando o que falar e o que fazer...foi uma idéia genial!
Beijo grande amiga.
Astrid Annabelle

Isa Grou disse...

Olá Astrid querida!

Lindo......lindo post!!! Adorei!!! Parabéns!!!
Deu até p/ sentir saudades da "Terra do Sol Nascente"... não sei se já te falei, mas morei por 3 anos lá.

Grande beijo.

Astrid Annabelle disse...

Olá Isa querida! Boa noite!
Que bom que veio conferir a arte da sua Terra dos Sol Nascente. Estou sabendo que morou lá...me contou uma vez por telefone.
Pensei muito em você ao realizar este post. E eu gosto demais de toda essa cultura milenar.
Por conta do mestrado de Reiki aprendi muito sobre os costumes japoneses...vi muitos lugares sagrados, etc...
É o Japão é fascinante mesmo.
Sabe Deus porque meu avô tanto sonhou com este lugar!
Um beijo grandão no seu coração...te amo.
Astrid Annabelle

marcelo dalla disse...

Maravilhoso, minha querida!!!! Um post digno de ser publicado nas melhores revistas. Rico, riquíssimo.
Amo comida japonesa, ikebana... enfim, puro deleite. E vc fechou com chave de ouro falando do Reiki.

Vou participar atrasado com minha mandala laranja. Mas tudo bem... rsrsrs
bjo e parabéns!!!!

Astrid Annabelle disse...

Olá Marcelo! Bom dia!
Adorei que veio conferir meu post. Agora eu vou lá para sua casa conferir sua mandala!
Esta blogagem está maravilhosa...remexendo nas memórias escondidas!
Um beijo grande e até já!
Astrid Annabelle

Manuela Freitas disse...

Olá Astrid,
Quanta coisa aprendi por aqui!...Tenho também um grande fascínio pelo Japão, pela concepção de vida que eles têm. Também eu gostava de ir ao Japão.
Obrigada por toda a informação, que me deu, que me deixou absolutamente encantada.
Admiro também a qualidade da sua postagem, no texto e nas fotos seleccionadas.
Beijinhos,
Manú

Astrid Annabelle disse...

Olá Manuela!
Estou feliz com a sua visita, com o fato de ter apreciado e agradecida por suas palavras.
Eu gosto de pesquisar para bem informar e acredito numa postagem com conteúdo.É sempre agradável aprender alguma coisa! Assim é que eu penso.
Ao contrário do possa imaginar viajar para o Japão não me apetece...mas conhecer tudo a respeito dessa cultura sim.
Um beijo querida e mais uma vez agradeço por sua presença.
Astrid Annabelle

Barbie Girl disse...

Seu post ficou um espetáculo menina!!

Tudo bem explicadinho e muito oriental!! AMEI!

Desculpa minha ausência, mas ando numa correria louca!

beijos

Astrid Annabelle disse...

Olá Barbie!
Não se desculpe pois eu também não consegui visitar todos os blogs participantes.
Gostei muito que veio até aqui isso sim!
Um beijo agradecido por seu carinho.
Astrid Annabelle

www.coketel.blogspot.com disse...

oi, gosstei muito desse blog.tem varias fotos lindas e bastante assum ..pra se ler!
parabéns!!!

Astrid Annabelle disse...

Olá "www.coketel"!
Seja bem vinda.
Namasté!
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens