Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Baobá...um pouco mais sobre a África

Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras (Adansonia) são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente africano e da Austrália (com uma espécie em cada).
O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.


Descrição
É uma árvore que chega a alcançar alturas de 5 a 25m (excepcionalmente 30m), e até 7m de diâmetro do tronco (excepcionalmente 11m). Destaca-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.
Os baobás desenvolvem-se em zonas sazonalmente áridas, e são árvores de folha caduca, caindo suas folhas durante a estação seca. Alguns têm a fama de terem vários milhares de anos, mas como a sua madeira não produz anéis de crescimento, isso é impossível de ser verificado: poucos botânicos dão crédito a essas reivindicações de idade extrema.
O nome Adansonia foi dado por Bernard de Jussieu em homenagem a Michel Adanson (1727-1806), botânico e explorador francês, quem primeiro descreveu o baobá no Senegal.



Fruto
A Mukua ou fruto do baobá, tem no seu interior um miolo seco comestível (
não tem sumo), desfaz-se facilmente na boca e o seu sabor é agridoce (adocicado com uma ligeira acidez).

Este fruto é rico em vitaminas e minerais.
Ao dissolver-se a mukua em água a ferver obtém-se o sumo de mukua que, depois de arrefecido, é tomado como uma bebida fresca com um sabor muito apreciado em determinados países.
Em Moçambique, o fruto, tem o nome de malambe na língua xi-nyungwe da província de Tete, tem uma polpa branca que seca no próprio fruto e que é utilizada para a alimentação, em tempos de escassez de comida; também é referida como cura para a malária.



História
Em 1445, navegantes portugueses conduzidos por Gomes Pires chegaram à ilha de Gorée, no Senegal; eles descobriram o brasão do Infante D. Henrique gravado em árvores.

O cronista Gomes Eanes de Zurara assim descreveu a árvore:
Árvores muito grandes e de aparência estranha; entre elas, algumas tinham desenvolvido um cinturão de 108 palmos a seu pé (ao redor 25 metros). O tronco de um baobá não mais alto do que o tronco de uma árvore de noz; rende uma fibra forte usada para cordas e pano; queima da mesma maneira como linho. Tem um grande fruta lenhosa como abóbora cujas sementes são do tamanho de avelãs; pessoas locais comem a fruta quando verde, secam as sementes e armazenam uma grande quantidade delas.
Em Angola e Moçambique, esta árvore é conhecida por embondeiro, ou imbondeiro. Em certas regiões de Moçambique, o tronco desta árvore é escavado por carpinteiros especializados para servir como cisterna comunitária.



Baoba plantado pelo Senador Pompeu no Passeio Público de Fortaleza – Brasil
No Brasil
No Brasil existem poucas árvores de Baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas.



Baobá na propriedade Engenho Poço Comprido, Vicência, Pernambuco, Brasil.


Foto de um baobá, do parque Passeio Público, no centro da cidade do Riode Janeiro.


Usos e folclore
Em Kimberleys, na Austrália ocidental, prisioneiros foram confinados dentro de seu tronco oco. Os aborígenes comem a sua fruta e usam as folhas como planta medicinal.

Na história O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, o menino narra que o solo de seu pequeno asteróide era infestado de sementes de baobá. Preocupado com os possíveis danos que estas plantas pudessem causar quando adultas, após completar a sua toilete matinal, dedicava-se à toilete do asteróide, arrancando regularmente os seus pequenos brotos.
"
o solo do planeta estava infestado, e um baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca mais se livra dele; atravanca todo o planeta. O planeta é pequeno e os baobás numerosos, o planeta acaba rachando. Meninos! cuidado com os baobás!"

(antoine de saint-exupéry, em o pequeno príncipe)


Fonte dos textos e imagens: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baob%C3%A1

ASTRID ANNABELLE / MA JIVAN PRABHUTA
* Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA
Bookmark e Compartilhe

8 comentários:

António Rosa disse...

Uma viagem linga. Conheço muito bem a segunda ilustração.

Vou andar meio metido comigo mesmo por causa de artigo complexo que envolve uma outra pessoa.

Astrid Annabelle disse...

Olá António! Boa tarde!
Imaginei mesmo que conhecesse... afinal é da sua região natal.
Uma árvore tem tanto o que contar!!!
Bom trabalho por aí...
Um beijo grande
Astrid Annabelle

Eliana Pessoa disse...

ASTRID FICO COMOVIDA COM SUA TRISTEZA PORQUE TBM Ñ CONSIGO DEIXAR A MINHA TRISTEZA PASSAR!
SEI QUE É UMA FASE RUIM QUE QUALQUER HORA VOU ME DAR CONTA DE QUE PASSOU!
AMIGA SOU SOLIDÁRIA COM SUA DOR PERDER UMA PESSOA QUE AMAMOS É TÃO DIFICIL NÉ!!!
RECEBA UM ABRAÇO QUENTINHO E FRATERNO DESSA AMIGA!
BEIJO

Astrid Annabelle disse...

Olá Eliana! Boa Tarde!
Eu senti o abraço...pois é minha amiga...dia 22/06 completa um ano e tudo volta muito forte...mas temos que aceitar, mesmo porque não tem jeito não é?
Sei que ainda está muito sentida também!
Então nos abracemos de coração!
Um beijo muito gostoso e muito agradecido querida!
Astrid Annabelle

Fatima disse...

Linda dimais essa arvore e toda sua simbologia para o povo africano.
Bjs querida.

Astrid Annabelle disse...

Fátima querida,Olá! Boa noite!
E como é...existem muitas histórias ligadas ao Baobá...nem caberiam aqui no post!
Quem sabe um dia eu conto mais um pouco...
Um beijo gostoso e agradecido.
Astrid Annabelle

Beth/Lilás disse...

Oi Astrid!
Adorei conhecer melhor sobre esta linda árvore.
Na verdade nunca imaginei que ela fosse assim e já devo até tê-la visto pelo centro do Rio.
Só conhecia os baobás do Pequeno Príncipe. hehe
bjs cariocas

Astrid Annabelle disse...

Olá Beth! Bom dia!
Tenho uma grande paixão por árvores...e essa é uma das que me fascinam pelo seu misticismo!
Fico feliz que gostou.
Beijo gostoso e agradecido.
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens