Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aquifero Guarani – Gigante Desconhecido

S
CLIQUE NA GOTINHA ACIMA
O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo.
Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil (840.000l Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina (255.000 Km²).
Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Esse reservatório de proporções gigantescas de água subterrânea é formado por derrames de basalto ocorridos nos Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo Inferior
(entre 200 e 132 milhões de anos).
********
SEGUEM TRÊS TRABALHOS DISTINTOS SOBRE O MESMO TEMA
O Aqüífero Guarani ocupa uma área total de 1,2 milhões de km² e localiza-se na região centro oeste da América do Sul, estando inserido dentro dos limites de quatro países, sendo eles: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A preservação das águas subterrâneas é crucial para a humanidade. Torna-se, assim, de extrema importância o conhecimento da dinâmica dos aqüíferos pela população.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E ASSISTA AO VÍDEO


Parcerias interinstitucionais realizaram um projeto de pesquisa que trata da identificação e caracterização da Zona de Recarga Direta do Aqüífero e o estudo e proposição de unidades de conservação. O objetivo foi produzir, coletar e sistematizar informações sobre o Aqüífero Guarani e disseminá-las junto à sociedade e às comunidades locais, abrangendo 44 municípios de SC.
O projeto foi estruturado nas seguintes estratégias metodológicas: pesquisa bibliográfica, estudos tecnológicos e produção de mapas temáticos; articulação e conectividade com instituições de ensino e pesquisa, organizações públicas, privadas e sociais, atuantes no tema, disseminando-as para a sociedade e comunidades locais, bem como a inserção pedagógica em escolas e câmaras municipais.

Mais Informações:
http://www.aquiferoguarani.ufsc.br/
http://www.aquiferoguarani.ufsc.br/index2.html
********


A matéria de Enrique Blanco explica que “novos estudos começam a apontar o real potencial e limites do que é considerado o maior mar subterrâneo de água doce do mundo”, um manancial que atravessa Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, e pode se tornar uma das principais fontes de água potável do continente”.

Traz dados da Agência Nacional de Águas (ANA), fala sobre o Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani (PSAG), e os riscos de contaminação. Conta ainda como surgiu o Aqüífero, seu uso sustentável e mitos a cerca dele.

Download da Revista Senac e Educação Ambiental (Ano 16, nº 1)
********


A redescoberta do Aqüífero Guarani
O mega reservatório hídrico subterrâneo da América do Sul não é o "mar de água doce" que se pensava existir. Novos estudos sobre sua diversidade geológica revelam que, em espaços de algumas centenas de quilômetros, sua potencialidade pode variar drasticamente. Enquanto algumas áreas são excelentes, em outras a água é inacessível, escassa ou não-potável
.
por José Luiz Flores Machado

Maio de 1996. Em um workshop em Curitiba, o geólogo uruguaio Danilo Anton propôs o nome Guarani a uma camada aqüífera que, imaginava-se, seria transfronteiriça entre os quatro países que então formavam o bloco econômico do Mercosul. Este aqüífero chegou a ser considerado e divulgado na imprensa como o maior do mundo e seria constituído de um mega reservatório de água subterrânea doce e potável. Suas reservas estratégicas poderiam abastecer a população brasileira por cerca de 2.500 anos. De fato, diante desse cenário seria possível excluir de nossas preocupações uma futura crise da água, pois a Natureza nos teria presenteado com uma fonte de água subterrânea de boa qualidade e quase inesgotável.
Mas esses dados, em grande proporção fantasiosos, têm sido revistos por pesquisas com rigor científico que, em vez de diminuir sua importância para o futuro do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, procuram avaliar de forma mais realista sua ocorrência. A divulgação da existência de um grande aqüífero, entretanto, foi extremamente importante, pois, além de colocar em discussão o papel das águas subterrâneas no abastecimento futuro desses países, atraiu também o interesse do público leigo pelo tema.
Ainda não existem estudos detalhados sobre toda a área de ocorrência do Aqüífero Guarani no Brasil e nos outros países do Mercosul. Entretanto, teria sido melhor denominá-lo "Sistema Aqüífero Guarani", já que se trata de um conjunto heterogêneo de "unidades hidroestratigráficas" que podem conter muita, pouca ou nenhuma água. Sinteticamente, essas unidades poderiam ser descritas como formações geológicas portadoras de água, em maior ou menor quantidade. Algumas delas, exploradas há mais de cem anos, já foram estudadas por pesquisadores dos países do Mercosul.
No Brasil, oito estados abrigam partes do Aqüífero Guarani. Estudos realizados em quase todos indicaram grande descontinuidade na estruturação geológica. Isso ocorre, por exemplo, no Arco de Ponta Grossa (Paraná), onde as estruturas geológicas e as intrusões vulcânicas dividem o sistema aqüífero em diversos fluxos independentes e limitados ao Brasil.
O estado de São Paulo apresenta excelente conformação estrutural, o que facilita a recarga, circulação e descarga das águas subterrâneas. (A recarga ocorre principalmente pela penetração das águas de chuva, e a descarga é a saída da água do subsolo, em direção aos rios ou outras estruturas geológicas, após lenta circulação no aqüífero.) O fluxo das águas, entretanto, não é transfronteiriço, restringindo-se aos limites paulistas. No Brasil, São Paulo está entre os estados mais privilegiados, pois é onde a potencialidade do Aqüífero Guarani mais se aproxima da noção divulgada pela imprensa.
CONTINUA AQUI

ESTE POST FAZ PARTE DA BLOGAGEM COLETIVA

BLOG ACTION DAY 2010 / WATER

CONHEÇA ESTE PROJETO



ASTRID ANNABELLE / MA JIVAN PRABHUTA


* Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA
Bookmark e Compartilhe

26 comentários:

Beth/Lilás disse...

Amiga, que beleza de post e lembrança!
Eu já tinha ouvido falar do Aquífero Guarani, mas não tinha visto vídeos e tantos detalhes a esse respeito.
Adorei saber por aqui.
Um milhão e duzentos mil quilômetros contendo água doce, que maravilha!
E o quanto este tesouro poderá ser um dia disputado, haja vista a carência de alguns países hoje em dia e que até importam água.
Sua participação foi brilhante, como sempre. parabéns!
beijinhos cariocas

marcelo dalla disse...

Que informações maravilhosas, minha querida!!!!!!!!!!!! Não conhecia e fiquei feliz. Aliás, tava com saudades de vir aqui. Esse tem sido um período intenso, só mesmo de madrugada consegui. hehehe
Mas valeu, sempre saio daqui contente!
:)
grande bjo

António Rosa disse...

Querida Astrid,

Lindo post, tão rico em informações, quão misterioso em sua realidade sobre este aquífero bendito.

Lindo! E já vamos nós os dois da terceira participação seguida. Desde 2008. Gosto dessa sensação de união, pois na verdade é uma blogagem internacional.

Beijos

António

Tati Pastorello disse...

Astrid, estou encantada com este BAD 2010! Quantos assuntos interessantes! Ler sobre o aquifero guarani aqui me enriqueceu, informação de qualidade, bem escrita! Parabéns! Bom demais. Beijos.

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Astrid, tava vendo os vídeos, li o texto. Fiquei impressionado, é muuuito grande! Só tinha ouvido falar, mas não fazia idéia do tamanho real, o equivalente a mais de 3 Japão rs.

Que ele não seja contaminado, pois com certeza será de grande utilidade! Com esse mundo doido de hj, clima cada vez mais instável, água é mais que valiosa!

adorei a postagem!

bom dia!

Hanah disse...

Bom dia Astrid,

Conhecimento e educação ...

e por ai, vamos unindo os fios para que através desta net-ferramenta o mundo viva melhor...


p.s : Vou levar a mensagem da biblioteca brile para postar...

Bom dia
Bjo grande !!!

Glorinha L de Lion disse...

Excelente texto amiga Astrid. Já tive oportunidade de falar sobre o aquífero em um post mais antigo, mas vc deu uma nova visão, pois eu não sabia que só parte dele era potável.Falava-se que o aquífero poderia abastecer a humanidade por 100 anos, então não é bem assim, não é? De qq forma sua importância é imensa. E é urgente que se cuide dele, antes que se degrade com substâncias químicas permeadas no solo , lixo, etc. Muito bonita e necessária essa blogagem. Parabéns a vc e a todos os participantes. Beijo grande minha amiga.

Astrid Annabelle disse...

Olá Beth querida!
Finalmente voltei...sem net a doze horas...mas sobrevivi!!!Que dá uma raiva danada isso dá!
Esse Aqüífero é assombroso. Ainda existem muitas especulações a respeito, mas sem dúvida é uma riqueza maravilhosa!
E está aqui...abaixo do chão que nós pisamos!!!
Agora vou visitar vocês...
Um beijo de Ubapréchuva...rss
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Marcelo, meu artista predileto!Boa tarde!
Que bom que gosta de vir aqui pois eu também curto muito os seus blogs...e você sabe o quanto!
Daqui a pouco vou passar lá.
Beijo grande!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

António querido!
Bem você já foi informado da raiva que passei...rss
Este manacial riquíssimo e enorme apenas precisa de cuidados e muita exploração no sentido de torná-lo útil.
Fiquei sabendo enquanto pesquisava que algumas cidades já se beneficiam dessa abundância de água.
Obtei por explorar a abundância da água no planeta já que a grande maioria dos blogueiros com absoluta certeza irá focar na falta.
Você me conhece, não é????
Beijo gostoso e viva à nossa parceria nessas blogagens!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Tati querida!
Está ótima a BAD 2010...Você viu os números de blogs participantes?
Ultrapassa os quatro mil...veja no Cova; nos comentários o António colocou esta informação.
Estou indo visitar você já já.
beijo grande.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Alê, boa tarde, ou boa noite por aí querido!
É estonteante a metragem quadrada desse aqüífero!
Isso deve servir com toda a certeza para minimizar os problemas de falta de água que exite nos países beneficiados.
Conforme eu fiz a pesquisa fui me encantando!
Vou visitar você agora mesmo.
Beijo grande
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Isso mesmo Hanah!
É preciso conhecer e explorar esse potencial todo.
Fico feliz se postar a mensagem da biblioteca brile. Quanto mais for divulgado melhor. É tudo o que eles pedem.
Um beijo grande querida amiga.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Glorinha querida!
Justamente por essa informação cruzada de que é ou não inteiramente formado por água potável que eu escolhi postar três estudos diferentes.
Uns dizem que sim, outros que não.
Mas o importante é que está aí...é água e com certeza existe no mundo informação suficiente para resolver o que for preciso.
Esta blogagem é muito interessante mesmo!
Vou lá visitar você logo mais...pelo jeito não está participando, mas não faz mal...vou deixar meu beijo por lá também.
Daqui receba um beijo bem gostoso já.
Astrid Annabelle

pensandoemfamilia disse...

Bela blogagem e excelente a sua participação, trazendo conhecimentos que nos dão esperanças. "Aquífero Guarani".
bjs

Astrid Annabelle disse...

Norma querida, boa tarde!
Eu não poderia participar de maneira diferente!!!rss
Um beijo gostoso e agradecido por sua visita.
Astrid Annabelle

Nilce disse...

Astrid
Seus posts são sempre maravilhosos, mas este passa de espetacular. Falar com tanta referência do Aquífero Guarani precisa de muita pesquisa mesmo.
Ele é muito importante hoje e para as futuras gerações.
Parabéns, querida. Este post precisa ser lido por todos, assim como os outros que estão participando do "Action Day 2010 - Water hoje.

Bjs no coração!

Nilce

Nathália (Ná) disse...

Astrid eu só havia ouvido falar nesse Aquifero, fiquei impressionada pois é muito grande, do jeito que o ser humano está acabando com as reservas naturais do planeta em breve precisaremos muito dele.

Astrid Annabelle disse...

Olá Nilce querida!
Você o quanto somos abençoados?
Pois é, as autoridades competentes precisam estudar bem a respeito desse gigante que está aqui, à nossa disposição.
Um beijo bem gostoso por todo o seu carinho.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Com absoluta certeza Nathália!
Mas devemos sempre olhar para as possibilidades que a natureza nos oferece no lugar de focar a falta.
O Brasil é um país abençoado!
Um beijo grande e agradecido por sua visita.
Astrid Annabelle

maria chainho disse...

ola boa noite astrid!!!! gostei muito deste post!!! adorei tambem a musica do blog.obrigada pelas informaçoes.tenha um bom final de semana.beijinhos.

Isa disse...

Astrid,

Nunca tinha ouvido falar disto, achei maravilhoso.
Há pouco tempo atrás vi um documentário sobre o submundo Maya, onde existem km e km de mar subterrâneo onde se podem encontrar diferentes tipos de água, conforme a profundidade. Tem de pesquisar, vai adorar!

Viva a água!
Viva!

Beijos

Isa

Astrid Annabelle disse...

Maria querida! Boa noite!
Passei mais três horas sem net!!!
Às 18:15hrs houve uma pane elétrica (faltou luz)aqui em Ubatuba e em seguida todos ficaram sem net. Pane geral!!! Agora está se formando um temporal e logo mais terei que desligar o computador. Definitivamente hoje foi um dia emocionante!!!arggg...
Fico feliz que tenha gostado, do post e da música.
Um beijo grande e muito agradecido por sua presença.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Olá Isa querida!
Eu gostaria muito se pudesse me passar o link desse documentário!
E viva a água que vai cair do céu aos montes daqui a pouco!!!!rss
Beijo gostoso minha amiga.
Astrid Annabelle

Sunny e Violet disse...

Olá Astrid,
Maravilhoso post, como sempre!
Puxa aprendi um bocado com ele,. Grata!
Beijão para você e esse maravilhoso blog

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Sunny e Violet!
E eu fico feliz que gostou!
Vocês são umas queridas!!!
Beijo grande e muito agradecido pelo carinho de sempre.
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens