Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Blogagem Coletiva...Antonio Poteiro - Bumba Meu Boi

Este post faz parte da Blogagem Coletiva Minha Idéia é o Meu Pincel
criada por Glorinha, do blog Café com Bolo.
Tela tema de hoje - Antonio Poteiro - Bumba Meu Boi

Com esta tela eu me lembrei do tempo em que dava aula.

Muitas vezes contei sobre a Lenda do Bumba meu Boi.

"Na fazenda trabalhavam Pai Chico, também chamado negro Chico, casado com Catarina, os vaqueiros e os índios.Catarina fica grávida e sente desejo de comer a língua do boi. Pai Chico fica desesperado. Com medo de Catarina perder o filho que espera, caso o desejo não seja atendido, resolve roubar o boi de seu patrão para atender ao desejo de sua mulher.

O fazendeiro percebe o sumiço do boi e de Pai Chico e manda os vaqueiros procurá-los, mas os vaqueiros nada encontram. Então o fazendeiro pede para os índios que ajudem na procura.Os índios conseguem encontrar Pai Chico e o boi, que neste intervalo havia adoecido. Os índios levam Pai Chico e o boi à presença do fazendeiro, que interroga Chico e descobre porque ele havia levado o boi.Os pajés (ou doutores) são chamados para curá-lo, e após várias tentativas conseguem curar o boi, que se levanta e começa a dançar alegremente.Então o fazendeiro perdoa Pai Chico e tudo termina em festa."

E, muitas vezes analisava os desenhos...
*******
A linguagem secreta das crianças
Através do desenho de uma criança é possível analisar seu caráter, sua personalidade, temperamento e carências. É possível também através do que a criança desenha, descobrir e reconhecer as fases pelas quais a criança está passando, suas dificuldades, bem como seus pontos positivos.
Entre 2 e 3 anos de idade, a criança ainda não faz desenhos com significado representativo, o que se nota são traços leves, ou fortes, pequenos rabiscos, etc.
Entre os 3 e 5 anos de idade, a criança já tenta desenhar de acordo com a sua realidade, e conforme a própria percepção.
Evidente que ainda são traços sem grande expressão, mas que para a criança tem todo um sentido.
*******
Alguns significados de alguns desenhos:
Árvore:
Refere-se ao físico, emocional e intelectual da criança, Quando o tronco da arvore é alto e largo, revela que seu filho tem muita força na superação dos problemas. Quando o tronco for pequeno e estreito, revela vulnerabilidade às complicações.Se houver excesso de folhas, a criança tem grandes ocupações, talvez em excesso. Se houver poucas folhas, e galhos a criança está triste
.
Casa:
Desenho de uma casa grande demonstra grande emotividade, se for uma casa pequenina seu filho demonstra que é uma criança retraída
.
Barco:
Desenhar barco significa que a criança adapta-se facilmente a imprevistos. Barcos grandes revela que seu filho não gosta de mudanças e aprecia ter o controle da situação, se for barco pequeno seu filho é sensível, e tem grande intuição
.
Flores:
desenhar flores significa que seu filho é uma criança alegre e feliz
.
*******

ASTRID ANNABELLE / MA JIVAN PRABHUTA

* Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA
Bookmark e Compartilhe

33 comentários:

Beth/Lilás disse...

Boa noite, querida Astrid!
Pois a história do Boi Bumbá é lindamente retratada nesta tela de Poteiro, com suas figuras infantis ao estilo naif. E eu, que nunca fui a uma festa do Bumba meu Boi, aprendi por aqui e pelo que li para fazer este último post da blogagem coletiva.
Aprendemos mais e mais quando nos interessamos pelas formas de cultura que há neste mundo de meu Deus e pelo que você nos mostra aqui, fui uma criança normal que gostava de desenhar casinhas com árvores à volta.
Lindo post, amiga!
beijos cariocas

Glorinha L de Lion disse...

Astrid, estamos nós nas madrugas olhando as belezuras que fizeram...cada uma mais linda que a outra, já chorei, já ri...quanta coisa linda, minha Vida! e aprendi aqui coisas que eu não sabia....Sabe que até hj quando converso ao telefone vou desenhando flores?...devo ser feliz até hj! Beijos amiga, adorei sua participação e sua "aula" sobre o bumba e sobre os desenhos. beijão,

Astrid Annabelle disse...

Boa noite Beth querida!
Eu me lembrei realmente do meu tempo em que dava aulas!
O folclore brasileiro é muito rico e esta tela mostra bem através das cores e do movimento.
Achei graça no que considerou:
"...fui uma criança normal que gostava de desenhar casinhas com árvores à volta."
Claro que foi!
Beijos grandes de ubachuva!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Olá Glorinha querida!
Eu ainda vou passar pelos blogs, mas foi bacana lembrar de um tempo gostoso onde lidava com os pequenos, ensinando as maravilhas desse nosso Brasil!
Com certeza você é alegre!
Fiquei feliz que gostou.
Um beijo grande e muito agradecido.
Astrid Annabelle

Anônimo disse...

bom dia astrid!!! que linda estoria.!!aqui continua muitoooo frio!tenha um bom dia .beijinhos.

maria chainho disse...

fiz o comentario mas não tinha colocado o nome.beijinhos.

Chica disse...

Adorei tua postagem.,Bem explicativa e legal de ler e saber. beijos,gostei muito dessa tela.Lindo dia,chica

António Rosa disse...

Astrid

Gostei muito do seu post.

Ao olhar para o quadro, dei comigo a pensar que ao longo da vida, vi muitas exposições e visitei inúmeros museus, mas o que retenho com nitidez, é que nunca parei nas salas dedicadas ao naif. Tenho a certeza que é uma falta de sensibilidade minha. O naif nunca foi a minha praia no que toca à arte. Tal como não sou apreciador do chamado cubismo.

Não é desdenhar dessa arte, é falta de identificação. Somente isso.

Ao ler alguns posts, estou a aprender o que quer dizer 'Bumba, Meu Boi'. Não fazia amais pequena ideia.

Aproveito para me despedir da blogagem coletiva, que nos trouxe experiências muito interessantes.

Agradecido.

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Oi Astrid!
que bacana vc divulgar a origem dessa festa tão bonita de nossa cultura.
E ainda complementa com o significado dos desenhos!
é uma grande frustração que tenho, de não saber desenhar!

adorei o post, vc é uma linda.
bom dia pra vc

Astrid Annabelle disse...

Maria querida!
Pois aproveite o frio...aqui, hoje chove fininho e está fresco, mas o verão promete!!!
São muitas histórias e lendas pelo Brasil afora.
Um beijo grande para um lindo dia!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Chica querida!
É sempre bom falar sobre o folclore brasileiro, não é?
Beijo grande minha amiga, para um lindo dia!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

António querido, bom dia!
Cada um se identifica com um tipo de arte...isso é o coração que determina.
Eu estou deixando pequenos comentários pois estou mergulhada nas respostas da entrevista. Logo mais lhe envio mais um lote.
Um beijo grande para um excelente dia!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Alê, meu amigo do coração alegre! Bom dia!
Adoro quando vem por aqui!!!
Sabe desenhar sim. Todos sabemos!
Pare de ser perfeccionista...hehehehehe
Na minha frente iria desenhar bonitinho! Ah! se ía!
Um beijo grande para um dia maravilhoso.
Astrid Annabelle

Siala disse...

Astrid, não conhecia! Obrigada pro partilhar :) Confesso que ainda não escrevi nada...não estou a conseguir mergulhar no quadro.
Namasté

Astrid Annabelle disse...

Siala minha querida!
Essa tela fala muito ao brasileiros por interpretar cena de uma dança folclórica do Nordeste.
Um beijo grande para um lindo dia!
Astrid Annabelle

Misturação - Ana Karla disse...

Astrid, as crianças representam e falam do Boi Bumba como adultos.
Essa história é interessante por que tem o drama e depois acaba com uma grande confraternização.

Você expressou com maestria.

Xeros

pensandoemfamilia disse...

Vc sempre nos doando seus conhecimentos. Bela viagem ao seu tempo de professora e o relembrar dos seus ensinamentos associando-os as telas naif.
Parabéns pela sua participação.
bjs

Manuela Freitas disse...

Olá Astrid,
Óptimo o teu post e muito esclarecedora sobre essa maravilhosa festa multiétnica. Como professora esse contacto com as crianças é uma magia, na forma ingénua como pintam ou desenham o que vêem.
Guardei os desenhos e pinturas que os meus filhos fizeram em crianças, é um tesouro, não só meu, porque eles também gostam de ver o que fizeram!
Beijinhos e parabéns pelo post.
Manú

William Garibaldi disse...

Que lindo! Vc é Professora Astrid!
Adorei o que contou! Sabe que eu adoro o folclore brasileiro e especialmente este "tar" de Bumba meu Boi!
Adoro adoro adoro! E assim como adoro o seu Blog! Eu de intrometido que sou, já dei meu voto na Blogagem Coletiva!: Amei todas as suas participações!

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Já fiz algumas pesquisas sobre a história do Boi Bumbá e não existe melhor maneira de retratá-lo do que esta tela de Poteiro.

Desejo uma tarde mágica!

beijos e tava com saudades daqui!

Astrid Annabelle disse...

Agrdeço minha querida xerosa!!!
Ana Karla, recebe um beijo bem grande e agradecido.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Foi uma viagem mesmo Norma, pois faz muito tempo que parei de lecionar efetivamente.
Um beijo grande, agradecido e me aguarde, ainda vou visitar um por um daqui a pouco,OK?
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

É verdade querida Manú!
Eu também tenho alguns desenhos dos meus filhos e netos mais velhos. Eles curtem muito rever o seu tempo de infância.
Um beijo agradecido por seu carinho de sempre.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Você é um querido William! Me enche de mimos!!!
Sim sou professora especializada na pré-escola!
Um beijo grande e muito agradecido por todo o seu carinho.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Olá Cíntia!
Fiquei feliz em saber de você. Também estou em falta com você. Explicar como? Todos nós estamos na correria de final de ano...e o tempo fica curtinho. E veja hoje...além de tudo sem net!!!
Bom mas matamos as saudades e irei lhe retribuir a visita,OK?
Uma tarde mágica igualmente.
Um beijo doce e agradecido.
Astrid Annabelle

lolipop disse...

Boa noite querida amiga!
Um pouco tarde, mas a tempo de vir saber essa história do Bumba meu Boi...estava a ver que terminava minha ronda sem saber dela...que desejo mais estranho esse de comer língua de boi. Ainda bem que tudo terminou em festa!
Carinhos

Lianara **Lia** disse...

Astrid, querida!

Amei seu post! Além de contar a história do Boi Bumbá, achei muito interessante a interpretação dos desenhos das crianças. Obrigada por partilhar!

Parabéns pela participação. Adorei!

Beijos
Lia
Blog Reticências...

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Loli!
Que bom que gostou amiga! Aqui se usa comer muito a língua de boi...principalmente na região Norte e Nordeste do Brasil.
Eu não consegui visitar praticamente ninguém. Assim que estava terminando de responder aos comentários por aqui caiu um belo temporal me obrigando a desligar o PC....vou tentar fazer a ronda hoje!
Beijo grande querida!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Lia bom dia!
Escrevi no comentário da Loli o porque do meu sumiço na blogagem ontem
Hoje eu pretendo tirar o atraso.
Fiquei feliz que gostou!
Um beijo bem grande e muito agradecido para um lindo dia!
Astrid Annabelle

Maria Izabel Viégas disse...

Minha amadamiga!
Não participei da blogagem da forma proposta. Fiz lá ao meu jeito.
Amei teu post, tanto que lá no Blog In - comum faço um link a este post teu. Excelente, como sempre!
Você entenderá, com certeza!!
beijos na tua doce alma!

Astrid Annabelle disse...

Querida amadamiga!
Só agora tive tempo para lhe respoder por aqui!
Já fui ver e deixei meu comentário.
Um beijo super agradecido no seu coração.
Astrid Annabelle

Dagmar disse...

Boa tarde Astrid,

interessante discutir arte e suas manifestações no blog. Mas faço uma pequena observação quanto à tela de Antônio Poteiro.
esta obra não faz referência ao Boi Bumbá e o nome deste quadro é corretamente "O SUL DO BRASIL" e foi pintada em 1999/2000. Nesta obra Poteiro homenageia as festas populares e o folclore do sul. Guerra Farroupilha - RS, aparecem os gaúchos tomando seu chimarrão e assando churrasco. Também faz referência à festa catarinense "Boi de mamão". A arquitetura é característica da região e a vegetação apresenta pinheiros, eucaliptos, tradicionais de clima frio.

Astrid Annabelle disse...

Olá Dagmar!
Fiquei feliz com a sua visita e agradeço ao comentário !
Acrescentou....
Um abraço
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens