Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A literatura é capaz de transformar o seu mundo?

"(,,,)como de algum modo a maioria das pessoas para – ou é parada – nessa época para pensar na vida e promover um recomeço simbólico, quero dar uma sugestão.
Além das metas de sempre – parar de fumar, perder uns quilos, se matricular na academia de ginástica etc etc –, minha proposta é que cada um de nós se arrisque a descobrir a literatura. Tenha a coragem de chutar para o ano que passou a surrada desculpa do “não tenho tempo para ler” e se carregar para o futuro com espaço para o novo que vem das letras.
Por quê? Por nada de útil. Por tudo o que importa. Para compartilhar com vocês nessa conversa de virada de ano. Acho que são respostas que dão coceira na alma. E coceiras da alma, na minha opinião, só se resolvem com arte.
“O processo de leitura é um exercício de alteridade. É você entrar em um determinado mundo que não é o seu, no qual se entra muitas vezes por um processo de surpresa. Você não esperava aquilo de maneira alguma e, de repente, entra e se encanta com aquele mundo. Quanto mais se entra naquele mundo, mais se apropria dele, mais torna aquele mundo você mesmo. O leitor sensível, inteligente, sempre conseguirá ver as relações estreitas entre aquilo que está lendo e a possibilidade de transformação, seja da realidade imediata, a realidade do mundo, seja ainda e, sobretudo, de si próprio.”
“A literatura não promete felicidade alguma — pelo menos não do tipo clássico, ou seja, o tipo imaginário — e não nos oferece garantias de finais felizes, nada disso. Ela nos amplia a vista de casa, nos mostra o outro — igual e diferente de nós — e exige que nos comparemos a ele, que nos analisemos e, de alguma forma, promovamos reformas internas”.
“Não ler, em muitos casos, é sintoma de preguiça e falta de condicionamento. Um mal prosaico. Muita gente não lê por levar uma espécie de vida mental sedentária. Aceitam que sua fome tão humana de fabulação seja alimentada pela TV ou pelos blockbusters e, com isso, apenas engordam sua passividade. Digo, de cara, que quem não lê perde a chance de se mostrar ativo em relação ao seu mundo e ao seu tempo. Perde vitalidade. Perde uma ótima oportunidade de se treinar para uma vida mais rica e, quem sabe, feliz”.
Os livros precisam deixar de ser sagrados e virar matérias das ruas, tocados por muitas mãos, marcados por lágrimas, suor e gordura. Antes de iniciar a leitura, é preciso apalpar, cheirar, bolinar o objeto que contém a história – ainda que isso seja feito virtualmente. É importante perder o medo dos livros, um excessivo respeito. Incinerar para todo o sempre a ideia de que a literatura é território restrito dos que supostamente sabem mais e torná-la matéria permanente das nossas vidas. Espécie de feijão e arroz da alma.
Não importa o que você lê nesse primeiro movimento, importa que você comece a ler. Leia por prazer. Leia por temor. Leia por coragem e por inocência, fingindo desconhecer que não será o mesmo depois do ponto final. Ninguém precisa começar lendo Proust – nem mesmo precisa ler Proust alguma vez na vida, embora eu ache que vale a pena. Leia aquilo que lhe dá prazer – ainda que seja um prazer vindo do incômodo – e crie uma história só sua com os livros, movida pela sua própria busca.
Por enquanto, desejo a você que, em 2011, se arrisque mais. Leia. Se já tem intimidade com os livros, aprofunde-a. Tente um território novo. Fale sobre livros em vez de falar mal do chefe, do vizinho, do colega. Faça um favor a si mesmo: prometa que, no novo ano, jamais dirá que não tem tempo para ler.
Talvez a gente nunca saiba se a literatura é capaz de transformar o vasto mundo de fora. Mas podemos nos arriscar a descobrir – e esta é uma tarefa pessoal e intransferível – se a literatura é capaz de transformar o nosso mundo. O meu, o seu. Acredito profundamente que sim. Se tivermos a coragem de tentar, o mundo de dentro vai se alargar. E andaremos por aí carregando nosso próprio horizonte.
Termino com mais algumas ótimas frases de Luís Henrique Pellanda. E as pego emprestadas como meus votos de Ano-Novo:
– Quer dizer, você sabe ler e não lê?
Onde é que você está com a cabeça?
Achou seu espírito no lixo?
Leia. Aproveite." ............................................................
Eliane Brum
*******
Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mário Quintana
*******
"Há uma erudição do conhecimento, que é propriamente o que se chama erudição, e há uma erudição do entendimento, que é o que se chama cultura. Mas há também uma erudição da sensibilidade. A erudição da sensibilidade nada tem que ver com a experiência da vida. A experiência da vida nada ensina, como a história nada informa. A verdadeira experiência consiste em restringir o contacto com a realidade e aumentar a análise desse contacto. Assim a sensibilidade se alarga e aprofunda, porque em nós está tudo; basta que o procuremos e o saibamos procurar."
Fernando Pessoa in "Livro do Desassossego"
*******
Antes ou depois de ler a íntegra do texto de Eliane Brum abaixo, clique e veja o maior e melhor lançamento dos últimos séculos!!!Genial!!!!!!!!!!


A literatura é capaz de transformar o seu mundo?
Eliane Brum Revista Época 27/12/2010
leia AQUI
ASTRID ANNABELLE / MA JIVAN PRABHUTA




MEU AGRADECIMENTO À GRAÇA LENZI INCANSÁVEL COLABORADORA DESTE BLOG
* Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA
Bookmark e Compartilhe

37 comentários:

HSLO disse...

Amo demais o Fernando Pessoa...ótima escolha para finalizar a postagem.

abraços
de luz e paz.

Glorinha L de Lion disse...

Será que preciso responder, minha amiga? Os livros são minha religião. É neles que eu acredito! Minha força e minha fé está neles. Tirem-me os livros e serei como Sansão, perderei minha força, minha combatividade, minha esperança! Ótimo post pra se começar o ano! Vc, minha amiga, é uma das que fazem a diferença na blogosfera. Obrigada por me dar a honra de privar de sua amizade. Seu comentário pra mim, no ano novo, me emocionou demais! Bem Hajas Astrid! Obrigada por tudo! Feliz 2011 com muita leitura! beijos,

maria chainho disse...

ola boa tarde astrid!!! feliz ano novo!!! obrigada por este texto.na realidade eu ja li muito mais do que leio hoje... falta de tempo... preguiça... enfim ... um sem numero de desculpas... no outro dia comprei o (mãos de luz) estou a le lo.e confesso que e muito interessante!!! vou tentar ler mais!!! beijinhos.

Astrid Annabelle disse...

Olá Hugo!
Fernando Pessoa é Fernando Pessoa...não é? rsssss
Um beijo de luz.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Glorinha querida!
Com toda a certeza não precisa responder!
Você é um livro...um lindo livro!
Eu só posso agradecer por tanto carinho minha amiga do coração!
Desejo igualmente um lindo 2011 para você com MUITAS ALEGRIAS...e com os seus livros publicados!!!
E vamos ler!
Um beijo grande
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Esse livro foi um dos primeiros que eu comprei ao iniciar o curso para me formar terapeuta. Já perdi a conta de quantas vezes o li e reli Maria!
É muito bom...mesmo que hoje a consciência tenha se expandido, como livro base é essencial.
Então vamos ler mais...rsss
Um beijo grande
Astrid Annabelle

pensandoemfamilia disse...

Olá

Nem todos têm paci~encia de ler, mas perdem um mundo imaginável. Eu gosto muito, mas estou precisando diversificar mais a leitura.
Ótimo este convite.
Vamos à leitura.
bjs

Astrid Annabelle disse...

Olá Norma!
Eu não consigo compreender quem não gosta de ler um bom livro...ou melhor, um livro!
Por todas as razões do mundo!
Como eu sou viciada em leitura.......
Vamos ler e expandir essa idéia!
beijo grande querida!
Astrid Annabelle

Manuela Freitas disse...

Olá querida amiga,
Relativamente ao post deixado no meu blogue, eu posso não ser permeável a certas crenças, mas respeito todos que as têm!
Este post está muito bem escrito, eu também defendo a leitura, como algo fundamental na cultura de uma pessoa. Leio desde muito cedo, sempre tive uma atracção pelos livros desde miúda, sem ainda saber ler, até há um episódio muito engraçado, por eu querer os livros e ainda não os saber ler, mas demoraria a contar!
Astrid é para mim um grande prazer tê-la como amiga.
Afinal quando vem a Portugal?
Beijos,
Marisa

Astrid Annabelle disse...

Manú querida...Marisa?!...agora fiquei confusa!!!
Somos muito iguais em relação aos livros!!! Até falei na entrevista (Cova do Urso) sobre isso.
Quanto às suas crenças creio que é sadio cada um ter as suas...afinal somos indivíduos e portanto únicos.
Eu gosto de quem se posiciona na vida! Respeito muito.
Devo estar chegando em Portugal no final de maio. Foi o que me disse a Maria Paula.
Está cada dia mais perto...e eu estou feliz demais com isso.
Eu também gosto muito de você minha amiga.
Um beijo grande.
Astrid Annabelle

lucidreira disse...

E como seu chamado pode e deve ajudar a muitos que ainda estão indecisos. Realmente a leitura e a literaturas podem e devem fazer milagres.
Parabéns.
Abraço

Nilce disse...

Sensacional minha amiga, Astrid.
Este post ficou espetacular.
"Ler está na moda", sempre esteve e sempre estará.
Ainda é o melhor meio de comunicação, aprendizado, vivência e sonhos, além das eternas viagens.
Parabéns!

Bjs no coração!

Nilce

Astrid Annabelle disse...

Lucidreira que bom, você por aqui!
É um trabalho de formiguinha mas que dá resultado...ah! se dá!
E é isso mesmo..."a leitura e a literaturas podem e devem fazer milagres."
Vamos convidar, não é?
beijos
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Olá Nilce querida!
Eu não concebo a vida sem livros!!!
Nem sei como é não ler...rsss
Vamos convidar e expalhar essa idéia!
Beijos de luz para você minha guerreira!
Astrid Annabelle

António Rosa disse...

Astrid

Ontem foi um dia tão preenchido que não tive tempo de visitar os amigos. Não sei se é do eclipse, mas está ficando difícil fazer a ronda. Estou sempre atrasado.

Belíssimo post. Belíssimo.

A literatura, os livros em geral, já mudaram o mundo e não é de agora.

parabéns.

Beijos

António

Misturação - Ana Karla disse...

Livros é mesmo tudo de bom que descobri tarde, mas não largarei jamais.
Passo para saudar-lhe em ano novo.
Tudo de bom.
Xeros

Astrid Annabelle disse...

Bom dia António querido!
Estamos sempre na hora certa!!!!
Este texto da Eliane Brum é maravilhoso e muito próprio para este novo momento. Resolvi abraçar esta campanha, para mim mesmo em primeiro lugar, e para que todos se animem a ler mais.
Um beijo grande para um excelente dia...e muito agradecido pelo carinho de sempre.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Ana Karla querida!
Ler realmente é tudo de bom!
Um beijo grande e agradecido por sua visita.
Astrid Annabelle

Lu Souza Brito disse...

Olá Astrid,

Eu adoroooo ler. Ano passado devo ter lido entre 15 e 20 livros - que não sao muitos, mas me fizeram viajar, me entreteram, expandiu minha visão em muitos aspectos.
Dentre eles o que mais gostei foi a Menina que Roubava Livros e a Profecia Celestina (estou lendo a continuação agora, que chama a Décima Visão).
Excelente post. Até hoje não entendo como as pessoas dizem que sente sono ao ler livros...mente preguiçosa, ahahahah.(meu marido é um deles).
Um beijooooooo

marcelo dalla disse...

Amiga, que texto maravilhoso!!! TGb sou apaixonado por livros... minha campanha: desligue a TV e vá ler um livro. rsrsrs

A internet aqui em Minas tá lenta - lentíssima - Dorival Caymmi... volto na quinta pra Sampa, quero ver o video que compartilhou.

e quero agradecer o destaque pro post do eclipse. Uma honra!!!!

bjos querida

Lu Souza Brito disse...

Astrid,

O livro que estou lendo é a Décima Profecia, não a décima Visão, confundi com as Visões estudadas no livro, hehehe.
Beijos

Astrid Annabelle disse...

Lu querida!
É muito importante a leitura de livros mesmo. Quero que esta idéia seja divulgada. Vamos ler...vamos crescer.
Conheço os três livros que mencionou. O livro Menina que roubava livros eu só li um pedacinho na net. Os outros dois eu tenho em casa...já lidos e relidos! São ótimos!
Quem fica com sono de fato não quer ler...rssssss
Um beijo grande amiga.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Como ficar sem ler não é Marcelo?
Pensei que já tinha voltado!
Acho uma graça comparar a net de Minas com o Dorival Caymmi...hehehehe
Não precisa agradecer nada! Eu adorei o seu post e no lugar de criar um preferi indicar o seu...que está perfeito!
Um beijo grande querido e até quinta então!
Astrid Annabelle

Daniela Scheifler disse...

Maravilhoso, Astrid!

A Literatura pra mim é oração, meditação, tranquilidade, inquietação, alegria, fome...nossa é mta coisa.

Não é à toa que fiz Letras 2 x, em portugues e em italiano! E faria ainda tantas qto desse.

beijos enormes! vou compartilhar o texto!

Adelaide Figueiredo disse...

Astrid,

Um óptimo texto. Adoro ler. Desejava ter ainda mais tempo para ler mais. Tenho sempre uma quantidade de livros esperando vez. Sou capaz de deixar de comprar qualquer coisa para comprar um livro. Um livro tem sempre qualquer coisa para nos ensinar, para nos mostrar para nos fazer sentir e sonhar.

Beijo grande

Adelaide

Beth/Lilás disse...

Queridona!
Post valoroso para abrir o ano, um incentivo à leitura, principalmente para os mais jovens que a leem e para aqueles que esquecem o quão prazeroso é ter um livro nas mãos e a cabeça longe, mergulhada numa bela história.
amei!
bjs cariocas

Astrid Annabelle disse...

Daniela bom dia!
E eu assino em baixo do seu comentário!
Como viver sem as letras e os livros?
Nem imagino como seria!
Um beijo grandão e muito feliz por ter você aqui comigo, e claro, muito agradecido por compartilhar!Yes!!!!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Adelaide, minha grande amiga, bom dia!
Sou assim também. Quantas e quantas vezes fiz isso...comprei um livro no lugar de outras coisas!!!!
Um beijo grande na sua alma!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Beth, minha querida carioca! Bom dia!
Então vamos espalhar essa idéia...vamos convidar a todos para ler mais!!!!
Beijo gostoso direto do paraíso!
Astrid Annabelle

ManDrag disse...

A literatura é uma amiga, vai connosco enquanto crescemos, mostrando caminhos e dando ideias.
Eu não devoro livros. Leio até pouco, em quantidade, mas quando pego um livro é porque ele me seduz e deixo-me levar... Os livros têm aberto muitos mundos perante a minha mente deslumbrada.

Abraço

Astrid Annabelle disse...

ManDrag, olá!
Eu leio muito e gosto demais...rsss
Existem livros que realmente nos levam para outras dimensões. Nossos horizontes se alargam e percebemos a vida com outro sentir.
Gostei que veio me visitar e agradeço muito ao seu comentário.
Um abraço de luz.
Astrid Annabelle

Vamos Pensar 2012 disse...

Oi, Astrid!
Adorei seu blog, vou colocá-lo no meu blog como indicação.
Livro é a minha maior paixão, pois foi através de muita leitura que adquiri muitos conhecimentos e que juntamente com os conhecimentos da vida, tento me tornar uma pessoa mais sábia. Pelo menos tento (rsrsrs).
Espero que a juventude descubra a "nova tecnologia".

Forte abraço,
Claudia

Astrid Annabelle disse...

Olá Cláudia! Boa tarde.
Me desculpe por estar lhe respondendo somente hoje e agora!
Fiquei sem net.
Irei conhecer seu blog em seguida!
Quanto aos livros.... são as portas abertas que a vida nos oferece!!!
Um grande abraço e muito agradecido por sua presença por aqui!
Astrid Annabelle

Vamos Pensar 2012 disse...

Oi, Astrid!
Vim aqui te agradecer pela visita e o carinho.

Forte abraço,
Claudia

Astrid Annabelle disse...

Claudia!
Foi um prazer!
Beijo agradecido igualmente.
Astrid Annabelle

Jordana Flávia disse...

Genial esse post! Sou louca por livros! Em 2010 li cerca de 30 livros e não li mais porque não deu tempo. Aliás, todo ano leio bastante. Desde os 9 anos estou sempre com um livro nas mãos... Então assino embaixo do seu post e desejo muitas leituras para todos em 2011! Ler é uma aventura simplesmente apaixonante!

Astrid Annabelle disse...

Olá Jordana!
Agradeço por seu comentário maravilhoso. Somos duas a gostar de ler. Não entendo viver sem ler!
Um beijo grande e feliz por sua presença.
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens