Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Um passeio pelo Parque Natural da Serra da Estrela

*
PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

[cliquem AQUI para maiores informações]
*

Entramos por Seia e fomos até Manteigas.
Aqui vocês tem um pouco mais do Portugal que eu conheci.
As emoções foram fortes. Inesquecíveis.
Vejam
...





























*

Lenda da Serra da Estrela

*

Era uma vez um jovem pastor que vivia numa longínqua aldeia. Por único amigo tinha um cachorrinho, que nas longas noites de solidão se deitava a seus pés sem esperar nenhum gesto, nenhuma palavra. Sofria este pastor de uma estranha inquietação: cismava alcançar uma serra enorme que via muito ao longe, ver as terras que existiriam para lá da muralha rochosa que constituía o seu horizonte desde que nascera. E muitas noites passava em claro, meditando nesse seu desejo infindável.

*

Certa noite em que se julgava acordado sonhou que uma estrela descia até si e lhe segredava que o guiaria até ao objecto dos seus desejos. Acordou o pastor mais inquieto e angustiado que nunca, e procurou no céu a verdade do que sonhara. Lá estavam todas as estrelas iguais a si mesmas, imutáveis e eternas aparentemente. Mas estava também uma que lhe pareceu diferente e mais sua.

*

Passavam-se os dias e o desejo do pastor aumentava, fazia doer-lhe o corpo, ardia-lhe febril na cabeça. De noite, todas, todas as noites, procurava no céu a sua estrela diferente. E em sonhos ela aparecia-lhe muitas vezes desafiando-o, desafiando-lhe sempre a vontade. Mas a vontade por vezes é tão difícil!!

*

Uma noite, num ímpeto, decidiu-se. Arrumou tudo o que tinha e era nada, chamou o cão e partiu. Ao passar pela aldeia o cão ladrou e os velhos souberam que ele ia partir. Abanaram a cabeça ante a loucura do que assim partia à procura da fome, do frio da morte. Mas o pastor levava consigo toda a riqueza que tinha: a fé, a vida e uma estrela.

*

E o pastor caminhou tantos anos que o cão envelheceu e não aguentou a caminhada. Morreu uma noite, nos caminhos, e foi enterrado à beira da estrada que fora de ambos. Só com a sua estrela, agora, o pastor continuou a caminhar, sempre com a serra adiante. E à medida que caminhava a serra ia estando sempre ali, no mesmo sítio e à mesma distância.

*

Passou todas as fomes e frios que os velhos lhe tinham vaticinado. Atravessou rios, galgou campos verdes e campos ressequidos, caminhou sobre rochedos escarpados, passou dentro de cidades cheias de muros e gente, mas a montanha dos seus desejos nunca a baniu do coração.

*

Por fim, já velho, alcançou a muralha escarpada que desde a infância o chamava. Subiu, subiu até ao mais alto da serra e ali pôde largar o desejo do seu coração, agora em paz se sem desejo.

*

O horizonte era tão vasto e maravilhoso, a impressão de liberdade tão avassaladora que o pastor, sem falar, gritava dentro de si um hino de louvor que mais parecia o vento uivando por entre os penhascos rochosos de silêncio.

*

Instalou-se o velho pastor e a sua estrela ficou com ele, no céu.

*

O rei do mundo, porém ouviu falar naquele velho pastor e na sua estrela fantástica. Mandou emissários à serra: todas as riquezas do mundo daria ao pastor em troca da sua pequena estrela.

*

O pastor ouviu com atenção o que lhe mandava dizer o rei. Depois, olhou em volta. Tudo eram pedras e rochedos. Uma pequena cabana de rocha coberta de colmo era a sua morada. Uma côdea de pão negro e uma gamela de leite as suas refeições. A sua distracção a paisagem infindamente igual e diferente do mundo de lá em cima. A sua única amiga, a estrela.

*

Suavemente, como quem sabe o segredo das palavras e o valor de todos os bens possíveis, virou-se para os emissários do rei do mundo e rejeitou todos os tesouros da terra, escolhendo a pequenez da sua estrela.

*

Passaram os anos e o velho morreu. Enterraram-no debaixo de uma fraga e nessa noite, estranhamente a estrela brilhou com uma luz mais intensa. Os pastores da serra notaram essa diferença porque a reconheciam também entre as outras, pelo que o velho lhes contava em certas noites.

*

E em memória desta lenda, a serra passou a chamar-se, para sempre,

SERRA da ESTRELA.

*

COPIADO DAQUI

*

ASTRID ANNABELLE / MA JIVAN PRABHUTA







TODAS AS FOTOS SÃO PROPRIEDADE DE MARIA PAULA DIAS RIBEIRO

http://bandarravet.blogspot.com
* Todos os direitos reservados.
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria.
CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA
Bookmark e Compartilhe

24 comentários:

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia!

Lindissimo post!!! A "Minha" Serra inspiradora que visito de quando em vez...

Não conhecia a lenda lol lol Ainda mais fiquei a gostar dela...tudo que meta pastor, ovelhas/cabras e natureza mexe comigo...

Devemos ter trilhado caminhos deste pastor...
Estivestes ao pé do Teixo, centenário, também conhecida como a árvore da morte e da vida....lindos momentos...

A vista lá cima é mesmo muito especial...

Uma visita obrigatória para quem venha para a zona das terras de Bandarra....

Bem-hajas e um grande beijo!
Saudades....

Maria Paula

maria chainho disse...

bom dia astrid!!!lindas as fotos ,e a lenda da serra da estrela.quero ver se vou conhecer a serra da estrela no proximo ano.beijinhos.

António Rosa disse...

Bom dia Astrid,

Lindo post. Belas fotografias da Maria Paula. Um sonho. Lembro-me bem de ter ouvido de si mesma o seu enorme encantamento pela nossa Serra da Estrela.

Beijinhos

António

Lucília Ramos disse...

Olá Turista neste Planeta,

Já estive na serra da Estrela mas não nos locais que aqui mostraste. Lá terei de me socorrer de uma 'Cabrita' para me mostrar a Estrela e o Pastor...

Penso em ir lá neste Verão,é que agora é a época baixa, em contrário ao resto dos lugares turísticos do país.

Vou seguindo aqui o teu diário de bordo...

Beijocas, hoje já com sol... ontem a chuva molhava qualquer tolo :),

Luci - deixei de usar o 'y' - acho que ainda não me encaixa :) - e depois lembro-me da vossa pronúncia à moda francesa, com acentuação na última sílaba,:)

Astrid Annabelle disse...

Bom dia alegria!!!!
Acordou feliz hoje Maria Paula!

"...tudo que meta pastor, ovelhas/cabras e natureza mexe comigo..."
Esqueceu de falar das pedras especificamente!rssssssss

Foi um passeio emocionante...em um domingo lindo...um dia antes do meu aniversário!!!!!

Foi difícil escolher as fotos...todas estão excelentes..também com a super XPTO e o talento nato para paparrazi......!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um beijo grandão para um dia muito feliz. Também com saudade.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Maria!
Pois vá conhecer a Serra..é de tirar o fôlego!
Um beijo grande querida, para um excelente dia!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Bom dia António querido!
Pois......
Creio que ficou eternizado!!!
Conheci em outro dia Covilhã, também muito bonito!
Beijão para um lindo dia!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Luci....isso depois de tantos anos com "y"....então tá né!!!!! Adorei o "sutaque francês"...hahahaa

Vá com a cabrita..ela conhece as trilhas das pedras e uns locais onde o vento te leva para as alturas...vento mesmo!!!forte!!!! Sei que agora ela irá se rir até não poder mais...depois ela te conta ao vivo!

Paramos o carro no mais alto do alto e continuamos a pé... MARAVILHOSO!!!!

Depois me conte OK?

Hoje deve chover por aqui...o tempo está cinza e frio...mas o mar continua lindo!rsss

Beijão minha querida!
Astrid Annabelle
[Turista do Planeta...uau...isso eu gostei!]

Lucília Ramos disse...

Vento forte, hein!? Pois fica sabendo que esta noite eu sonhei com muito vento forte, mas eu não tinha medo, pois, imagina, eu voava... que delícia!
O pior foi acordar com dores nos calcanhares por 'carregar' pessoas que queriam experimentar o voo e me agarravam pelos calcanhares... aí o voo... conforme o 'peso pesado'... era mais rasante...lolololol... daí ter ficado com 'impressões de cansaço' nas pernas.
Foi uma noite gostosa, se foi! A sensação de se poder voar é maravilhosa, e eu senti-a bem. Por isso acordei muito bem disposta.

Quando chegará esse dia, sem ser em sonhos!?... para já só com o empurrão do vento e dando pequenos pulos.

Pois foi, amiga, o 'Y' caíu... não foi no voo, pois a decisão estava tomada há dias. Afinal, vejo-me 'grega' para ser 'eu' com 'i', quanto mais inglesada com o 'y'.

Assim, à moda portuguesa, sou Luci - só lhe subtraio o 'lia' - é um problema isto da gente não assumir o próprio nome!? Ainda ando a ver se o 'mastigo' e engulo.
Até lá...olha, sou quem sabes.

Astrid Annabelle disse...

Então deve ter sido o máximo este seu sonho!!!!
Pena que sempre existam os pesos pesados que insistimos em carregar...sim...nós insistimos!
Pense no que precisa liberar!!!

Em relação ao nome...na realidade devemo usar o nome completo...esse negócio de cortar parte do nosso som não é recomendável!!!! Cortamos partes nossas de verdade..não nos manifestamos por inteiro!!!!
Eu só andei para frente depois que assumi meus dois nomes...e isso demorou! Hoje eu os amo e agradeço aos meus pais pela escolha que fizeram.

Um beijão minha querida amiga de outros carnavais!!!!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

..na realidade DEVEMOS......escrevi errado...perdão

Lucília Ramos disse...

Boa dica, Astrid Annabelle, a partir de agora vou assumir o ´meu nome completo - assim, no conjunto, soa-me melhor - espero andar pr'a frente e, voar sem 'pesos'.:)

(O 'peso pesado' não sobrecarregou a delícia do voo... ainda bem!)

Lucília Benvinda

Bloguinho da Zizi disse...

Ponto de visita obrigatório a quem vai a Portugal.
Linda as fotos.
beijinhos

Maria Paula Ribeiro disse...

Olá!!!!!!!

Chamaram a cabrita??? Então aqui estou eu! ;)))

Lucília Benvinda, ;)))))) Fica sabendo que o vento é delirante MESMO!!!! Tivemos e temos sempre ataques de riso cada vez que vemos as fotos (não publicáveis) da turista neste planeta...

Ri-me bem agora!!!! É inesquecível!!

A turista parecia estar num workshop de asa delta!!!! ;)))))
E olha que levávamos o almoço...que não almoçamos (naquele local), pois está claro....

Bem mas como sei dos teus planos aqui estarei eu para te levar em trilhas que aprendi ainda este ano...
A lagoa das feijoas... :))) onde centenas de rãs cantam uma sinfonia difícil de esquecer... iremos ao "meu" miradouro onde à semelhança do teu, são poucos os que lá chegam...
e aí quase que avistamos Ubatuba!!!!

Pastores ainda existem...a Astrid tem fotos delas...nem sei como não colocou!!!! ;)))
Astrid lembras-te o nome que lhe demos (ao pastor????) :))))))))))))))))

A Estrela e mais despida que o gerês, mas encanta pela imponência e altitude....
Onde nos sentimos pequenos e paradoxalmente grandes por "dentro"...

Mais uma vez, lindo post!!!

Beijinhos grandes!
Maria Paula

Astrid Annabelle disse...

Olá Zizi!!!
Se for para a terrinha dê um jeito de ir até a Serra da Estrela...vale MUITO A PENA!
Adorei sua visita...
Um beijo grande querida.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Cabrita!!!!! Eita lelê!!!!
Workshop de asa delta!!!!!uhuauhuauhuauhua...[risada do Carlo]...Me acabei de rir por aqui. Quando a Lucília Benvinda estiver em Terras de Bandarra já até sei qual vai ser o MENU favorito!!!!LOL LOL

Não quis revelar o pastor...rsss tadinho!!!rsss

Não consigo parar de dar risada...[e para quem não sabe é por conta das fotos que a Maria Paula fez flagrando meu embate com o vento!!!!]

Falando sério...isso que disse aí abaixo foi lindo:

"A Estrela e mais despida que o gerês, mas encanta pela imponência e altitude....
Onde nos sentimos pequenos e paradoxalmente grandes por "dentro"...

Um beijo grandão para vocês duas, estalado na bochecha!
Astrid Annabelle

Élys disse...

Bonitas imagens, uma lenda emocionante
e você participando de tudo isso lá em Portugal.
Beijos.

Astrid Annabelle disse...

Um beijo muito agradecido por sua visita e palavras Élys...Portugal foi uma aventura e tanto!
Astrid Annabelle

Fatima disse...

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Feliz dia do amigo!

Bjs.

Lúcia Soares disse...

Astrid, que lindas imagens! A escultura no alto, esculpida na pedra, é uma beleza!
Que passeio mais emocionante, hiem?
Que lindo é esse país-irmão (ou pai?rsrs). Portugal é um encanto.
As imagens, as pessoas, ficarão para sempre em sua memória, não?
E que bom que compartilha conosco.
Saudade!

Astrid Annabelle disse...

Fátima querida!
Adorei sua visita e a sua poesia.
"Ter amigos é a melhor cumplicidade!"
E sabe, mesmo sendo virtual, sabemos direitinho com quem podemos contar!!!
FELIZ DIA DOS AMIGOS!!!! AMIGA!!!!
Beijão agradecido.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Olá Lúcia querida!
Lindo é pouco. As imagens falam por si, não é?
Ainda tenho milhares e são milhares mesmo, para verificar.
A imagem esculpida na pedra é de Nossa Senhora da Estrela e é enorme...e muito especial.
Assim que der publico mais...
Beijo grande e muito agradecido...logo que possível vou te visitar...ando ainda meio atrapalhada.
Astrid Annabelle

Tati disse...

Astrid querida, fui lendo a história, a lenda da Serra da estrela, e salvo todas as diferenças, pensando na semelhança entre esta história, o desejo do pastor pela serra e seu desejo de conhecer Portugal. Ambos realizaram seus sonhos. Sente-se assim, como o Pastor? Que sua estrela brilhe cada dia mais, indicando os caminhos e te estimulando a busca seus sonhos. Um beijo.

Astrid Annabelle disse...

Olá Tati, bom dia!
Não exatamente .... o pastor chegou e ficou...e eu continuo!!!rsss
Na realidade havia uma tarefa oculta atrás dessa minha vontade de conhecer Portugal que só se revelou quando cheguei lá.
E a missão continua...missão que envolve muito estudo e resguardo...por ora!
Adorei que veio curtir as fotos comigo...são instantes mágicos!
Estava com saudades suas!!!
Beijão agradecido minha amiga querida!
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens