Navegam ao meu lado...

Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.
Antoine de Saint Exupéry

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish
Download this Cross-Cultural Communication Tool from Get International Clients

Cristo é a operação combinada — o encontro do finito com o infinito, tempo e eternidade se encontrando e se fundindo. Osho

TENHA UM TEMPO FELIZ!

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você." (Carl Sagan)

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...

EU ME SINTO GRATA E HONRADA...
...POR TODOS OS QUE AMOROSAMENTE SEGUEM ESTE BLOG!
"O ser integral conhece sem ir,
vê sem olhar e realiza sem fazer."

Lao Tzu

♥ BOM DIA ALEGRIA... BOM DIA SOL....a única sensação que tenho é que estou com os pés na areia...o resto de mim anda por aí em uma velocidade estonteante... e isso me dá ALEGRIA!!!

"Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta." autor desconhecido

POIS É...

POIS É...

"...Só aqueles que compreenderam que devem procurar o infinito, o ilimitado, o que está além do tempo e do espaço, se sentem vivos, porque a vida verdadeira é a imensidão, a eternidade. Nunca vos refugieis naquilo que é acessível, limitado: abarcai o infinito e a vossa alegria também será infinita. Será a felicidade, a luz, a força, o dilatar de todo o vosso ser." Omraam Mikhaël Aïvanhov

Pesquisar este blog

domingo, 9 de dezembro de 2012

Sobre as verdades de cada um


Nesses tempos onde as verdades abundam  
"precisamos tomar cuidado com nosso excesso de entusiamo e um certo radicalismo ao colocar o que acreditamos ou pregamos para o mundo."

*
[...] "É uma arte: colocar pontos de vista diferentes, frente a frente, para serem analisados, sem que isto vire uma luta, mas que através do diálogo seja uma forma saudável de 
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO.

Paulo Freire, um dos maiores pensadores de todos os tempos, dizia que a educação era uma construção coletiva, onde todos, inclusive os professores, estavam sujeitos à transformação na troca de saberes. 
Aliás, o professor seria o primeiro a ter que aprender com sua turma: valorizando seus saberes, suas formas de ver o mundo, mas ao mesmo tempo, de forma respeitosa e participativa, coloca as pessoas frente a frente, para problematizar a realidade vivida, e assim pensar em ângulos nunca antes pensados. 
Desta forma, deixa-se de lado o que Freire chamava de “educação bancária” (quando uma pessoa é legitimada pelo status quo, expondo títulos de saber, e se colocando como dono exclusivo do “saber legítimo”, vendo alunos como meros despositários de seu saber, ausentes do processo, como meros ouvintes passivos). 
Mas para isto, é preciso duas coisas, ainda segundo nosso grande mestre: 
1) humildade para sair do lugar de poder do saber, como o detentor do “saber legítimo”, respeitando, tendo reverência ao saber adquirido por pessoas que podem não ter frequentado os mesmos “templos do conhecimento oficial” que nós frequentamos, mas que, talvez, por não terem sido “amestrados” pelo nosso sistema de ensino formador de elites e de subalternos, tenham outras soluções, propostas de vida mais simples ou criativas, mas que muitas vezes torcemos o nariz por não serem “eruditos”, amestrados como papagaios para dizerem as belas palavras que dizemos todos os dias. Enfim, quem quer ensinar, precisa primeiro ter alegria e humildade para aprender com cada ser que se coloque à sua frente, pois em cada um reside saber adquirido, sofrimentos, soluções que muitas vezes desconhecemos ou ignoramos, por não fazerem parte de nosso sistema de crenças. 
2) Amar o outro incondicionalmente. Quando se diz isso, é como uma premissa essencial; educar, segundo Freire, é um ato de amor, significa ajudar pessoas, através de seus próprios saberes, a olhar para ângulos de seu próprio saber nunca olhados, valorizados, e em confronto com outros saberes, tecer novos saberes, problematizados, expandidos, e assim valorizar o aprendizado, se sentindo participante do processo, que é mais do que aprender e acumular saber, mas expandir significados e enriquecer sua experiência de ser-no-mundo. Isto tem um nome maravilhoso: construção de conhecimento.

Estou ouvindo ou filtrando a realidade de acordo com o que quero que ela pareça, uma extensão de meus tão “elevados” saberes? 
Estou conversando ou estou numa disputa sofista de saberes, apenas para nutrir meu ego e tentar subjulgar o outro? 
Então, hoje, temos duas vias: ou podemos ter ricas trocas (incluindo ainda contatos com exterior, estudos mais aprofundados – acadêmicos, de idiomas, ou filosóficos, espirituais, etc), ou podemos ter um dia de discussões egóicas, estéreis, rodando em círculos, que só criarão mais inimizades e separação entre as pessoas. 
Será que precisamos disto para sermos alguém? 
Será que precisamos “destruir” o saber do outro, para que nos sintamos mais seguros com o que dizemos acreditar e seguir? 
Se esta última afirmação é real, está na hora de revisar urgentemente seu lugar no mundo.... 
Desça do trono, converse, você pode se sentir mais humano, quem pensa diferente de você não é seu inimigo. Mudando esta disposição, descobrimos que todos os seres que estão ao nosso redor (inclusive os que chamamos de “irracionais”) podem ser, sem a menor dúvida, fontes de experiências, saberes, emoções. Tudo fica rico aos olhos ricos, tudo é abundante a quem acolhe. 
Bom dia a todos."
*
 TEXTO ACIMA DE  
DAQUI , DAQUI

  
*
LEMBRANDO QUE...
 Cabe agora a cada um SENTIR a verdade de TODOS 
"....os ensinamentos a nível interior e buscar realmente a tão necessária transformação, seguindo o exemplo da lagarta da borboleta.
 
Mesmo ela sendo uma lagarta, feia, rastejante e que se alimenta de matéria (folhas), em determinado momento, entra em uma fase de introspecção dentro do seu casulo e passa por uma metamorfose total. Saindo de lá, tempos depois, não mais uma lagarta, mas uma linda borboleta, leve, suave, com asas para voar e passando a se alimentar de pólen de flores.

Ou seja, até mesmo seu alimento se tornou muito mais sutil. Essa metamorfose da lagarta para a borboleta é o maior símbolo da transformação do ser humano que deixará para trás sua origem primitiva de homem das cavernas cuja “sombra” ainda o acompanha mantendo em sua consciência instintiva os desejos primitivos mais sórdidos como, por exemplo, os da alimentação carnívora, para passar a um ser superior, leve, suave, sutil e amoroso, porém extremamente poderoso mental e emocionalmente.


Então podemos dizer que a partir dai passou a existir na Terra o SER HUMANO de verdade. Pois até agora não passa ainda de um mero rascunho. O homem de hoje é, na verdade, um esboço de mal traçadas linhas diante do que será em um futuro ... "

*
TEXTO ENTRE ASPAS DAQUI 



*ASTRID ANNABELLE / MA JIVAN PRABHUTA*

IMAGEM GOOGLE IMAGEM
* Todos os direitos reservados. 
Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autoria. 
CAMPANHA DE DIREITOS AUTORAIS - APOIE E DIVULGUE ESSA IDÉIA
Bookmark e Compartilhe

9 comentários:

António Rosa disse...

Bom dia, Astrid,

Gostei muito de conhecer a página 'Filhos dos Arquitetos'. Vou tentar conhecer melhor.

Ler o Cividanes é sempre bom.

Beijinho e até para a semana.

Vera Braz Mendes disse...

Bom dia! O q dizer quando o que escreves ressoa c o q sinto e penso. Obrigada :-)

Astrid Annabelle disse...

Boa tarde meu querido António.
Esta publicação nasceu na sua página entre os comentários do seu post sobre o alinhamento dos planetas no FB. Fui pulando de link em link e descobri TANTAS VERDADES!!!!!!!!!!!
E refleti...será que tudo isso é escrito apenas assim sem crença nenhuma?
Até que cheguei na publicação do Cividanes... foi a primeira resposta... e na página dos Filhos do Arquiteto, a segunda resposta... juntei o que me interessou e aí está...
Beijo grande e agradecido claro, como sempre...boa semana...sei que será!!!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Pois é Vera querida, foi o que ocorreu comigo...encontrei nestas palavras do post um eco enorme...
E assim vamos caminhando, todos entrelaçados, linkados com verdades para criarmos a nossa...
Beijo grande muito agradecido por sua presença...e boa semana também.
Astrid Annabelle

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Mestra, é sempre bom ler textos tão bem interpretados. Paulo Freire foi um grande pensador pedagógico e deixou uma proposta de reflexão necessária aos novos educadores. Numa época em que todos acreditam-se donos da verdade sua análise recoloca o tema em hora oportuna. Grande abraço.

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Ira...e isso se faz necesssário na atualidade...refletir sobra as verdades...
Acabou o ser dono da verdade. Nesse novo tempo compartilharemos experiências... apenas isso.
O conhecimento será um assunto coletivo...
Essa idéia me agrada em cheio..sinto-a linda!
Beijo grande meu amigo e fiquei muito feliz com a sua visita.
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Definitivamente meus dedos não acompanham mais a minha mente...desculpem os erros de digitação...no comentário acima, por exemplo: SOBRE

William Oliveira disse...

Bom dia Astrid!!!
Eu acredito que Verdade deve ser coletiva... verdade deve ser cheia de espaço pra ser desmentida... demorou a aprender, e esta sua postagem ajudou mais um pouco nessa caminhada! Adoro o Cividanes!
E o Paulo Freire... amo amo...

Bejao de Luz!

Hoje acordei Navegante!

Astrid Annabelle disse...

William, meu querido!
Existe uma verdade para cada indivíduo, que se for fruto da sua experiência não poderá ser desmentida.
Então cada um tem uma...e todos estão certos...
Beijão. Gratidão por sua presença hoje aqui nas águas do Navegante. Amei!!!
Astrid Annabelle

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...

FLORES SÃO SEMPRE UMA ALEGRIA...
imagem google imagens